Notícias

EXPORTAÇÃO DE MODA DO RIO AUMENTA 17%


Nos demais estados que lideram as vendas externas do setor, a tendência foi de queda: São Paulo exportou US$ 48 milhões, com retração de 16% sobre 2009, e Santa Catarina, US$ 44 milhões, recuo de 14%.
 

Os números foram divulgados pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), durante o Fashion Rio, evento incluído no calendário nacional da moda.
 

Segundo Cláudia Teixeira dos Santos, especialista em comércio exterior da Firjan, o resultado do Rio está relacionado “à agregação de valor vinculada” ao produto do estado. “Temos um produto que, de fato, representa a alma do estado. Tem design, tem diferenciação”, destacou.
 

Para ela, boa parte da queda nas vendas de São Paulo e Santa Catarina deve-se à competição externa muito forte, sobretudo da China e da Índia. Cláudia destacou que os preços dos dois países são bem mais baixos e “os produtos menos diferenciados, de modo geral”.
 

Principal destino da moda fluminense, os Estados Unidos mantiveram a posição nos últimos cinco anos e também passaram a comprar produtos de maior valor agregado.
 

“Nesse período, o preço médio do quilo de moda exportado pelo Rio de Janeiro (para os EUA) dobrou de US$ 58 para US$ 123”, disse Cláudia.
 

O programa de atração de grandes compradores dos países mais desenvolvidos contribuiu para valorizar a moda do Rio. Segundo a Firjan, o preço médio do produto exportado atingiu US$ 114 o quilo, ano passado, no bloco formado por Estados Unidos, Canadá e México. Na Ásia, o destaque foi o Japão, com quilo médio de US$ 217.
 

Fonte: www.ecofinancas.com

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.