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FASHION REVOLUTION DAY


Em 24 de abril do ano passado, 1.133 pessoas morreram quando o complexo fabril Rana Plaza que desabou em Dhaka, Bangladesh. Muitos outros ficaram feridos.
 

A indústria têxtil é amplamente considerada uma das principais contribuintes para a poluição global, mas, de acordo com pesquisa realizada pela Deloitte, empresa mundial de auditoria e consultoria, 2 em cada 3 empresas de moda não estão focadas em engajar os consumidores no que diz respeito à sustentabilidade. De acordo com o Relatório da Moda Australiana de 2013, 61% das empresas pesquisadas não sabiam onde suas peças foram feitas.
 

O Fashion Revolution Day diz basta.
 

A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. E, a partir de 24 de abril de 2014, ela vai fazer ainda mais. Porque o Fashion Revolution Day quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem.
 

Com uma pergunta simples: “Quem fez suas roupas?”, estamos pedindo a todos que participem do Fashion Revolution Day e sejam curiosos, descubram, façam algo a respeito, vestindo uma peça de roupa do lado avesso, fotografando e, em seguida, compartilhando com a hashtag ?#‎insideout em todas as redes sociais.

 

Dessa forma, pessoas de todo o mundo – designers e ícones, lojas de todos os tipos e tamanhos, a alta costura, produtores de algodão e operários, ativistas, acadêmicos, a mídia e qualquer pessoa que se preocupa com o que veste – podem se unir para exigir maior transparência.
 

Haverá eventos e atividades da Somerset House à House of Lords e em todo o Reino Unido – desfiles e painéis de discussões, exibição de filmes e oficinas de tricô, noites de jogos e encontros. Os eventos globais irão incluir uma passarela em massa no centro de Barcelona; um workshop no Nepal sobre como limpar as águas residuais das tinturarias; um desfile de moda em Bangladesh com os produtores vestindo as roupas que eles fazem; uma exposição itinerante na Suazilândia documentando as vidas dos artesãos locais e boutiques de moda de todo o mundo vão virar as vitrines #insideout para mostrar seu envolvimento.
 

No Brasil, o movimento será oficialmente lançado no SP.ECOERA.4 com a Chiara Gadaleta e já conta com a participação de outros jornalistas e designers e ativistas.
 

Apoiado por alguns dos maiores nomes da moda ética, incluindo a ativista Bianca Jagger e as jornalistas Lucy Siegle e Tamsin Blanchard, o Fashion Revolution Day marca o aniversário do desastre de fábrica Rana Plaza, em Dhaka, Bangladesh, mas representa muito mais do que isso, já que este é apenas o começo de uma longa jornada de transformação.
 

Mais de 20 celebridades, incluindo a ícone ecofashion e membro do Fashion Revolution Day Livia Firth, a especialista em varejo e radialista Mary Portas e a empresária e personalidade da TV Jo Wood, já emprestaram o seu apoio à campanha sendo fotografadas com suas camisetas ao lado avesso pelo icônico retratista britânico Trevor Leighton.
 

Bem como a multiplicidade dos eventos globais para marcar o dia, haverá uma série de acontecimentos nas mídias sociais, hospedados no @Fash_Rev. Estes são os eventos programados, realizados no Twitter, Facebook e Instagram para permitir que as pessoas que compartilham dessa visão se conectem e debatam um tema à escolha. Os assuntos para discussão incluem como renovar roupas não usadas, colocar em primeiro lugar a vida dos trabalhadores das fábricas que abastecem nossos varejistas mais conhecidos, Perguntas e Respostas via Twitter de organizações como o Greenpeace, Fair Trade Foundation (“Fundação do Comércio Justo”) e Centre For Sustainable Fashion (“Centro para a Moda Sustentável”), bem como mini- blogs no Facebook dos membros da equipe Fashion Revolution e apoiadores.
 

“A idéia para o Fashion Revolution Day veio a mim durante o banho”, disse a fundadora do Fashion Revolution e pioneira em moda ética, Carry Somers. “Eu vi que o desastre com o Rana Plaza poderia atuar como um catalisador, com a conscientização em torno da moda ética fornecendo uma janela para trazer a mudança real. O Fashion Revolution Day representa uma excelente oportunidade para reconectar os amantes da moda com as pessoas que fizeram suas roupas”.
 

“O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, diz Lola Young, que criou o Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda.
 

A Co-fundadora Orsola de Castro diz: “Com um simples gesto, #insideout, nós queremos que você pergunte: 'Quem Fez Suas Roupas?'. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginar o “fio” do vestuário, do maquinista que costurou e todo o caminho até o agricultor que cultivou o algodão de onde tecidos foram feitos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas: a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.
 

Descubra mais em http://www.fashionrevolution.org/.
 

Sobre o Fashion Revolution:
 

O Fashion Revolution é composto por figuras-chave da indústria da moda e além: os líderes da indústria; imprensa; ativistas; consultores; representantes de instituições de caridade e organizações de campanha; acadêmicos e muito mais. Com uma vasta gama de competências, o Comitê Consultivo do Fashion Revolution vai trabalhar para garantir que este dia se torne um evento significativo, global e anual. Temos co-coordenadores em mais de 50 países que irão participar no primeiro Fashion Revolution Day em 24 de abril de 2014.
 

Fonte: fashionrevolution.org

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