SINDICATOS DO SETOR DA MODA PARTICIPAM DE MISSÃO NO JAPÃO

Depois de ouvirem uma explicação sobre o atual panorama da economia japonesa, o grupo fez um tour pelas dependências da empresa. O setor que mais chamou a atenção de todos foi a biblioteca que, além de livros e jornais do mundo inteiro, conta com um acervo especializado em Negócios, Administração e Economia de vários países.

“Essa missão está sendo importantíssima. Além do aprendizado nas visitas técnicas, estamos percebendo que o Japão não é um paraíso como pensávamos. Eles também estão com dificuldades econômicas e buscando alternativas para mudar essa situação”, diz Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo.

Organizada pelo Movimento Sindical e o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIRJAN, a ida à Jetro fez parte da programação da missão que tem como objetivo conhecer a estratégia de desenvolvimento do Japão, que apostou no resgate da cultura para valorizar os seus produtos. O grupo também pesquisa as tendências das ruas e as escolas de moda.

“Ficou evidente a preocupação que os japoneses têm de preservar a sua cultura. Eles sabem que, graças a isso, seus produtos têm um valor agregado no mercado. Nós temos que fazer o mesmo com a marca Rio de Janeiro. Esse nome é conhecido no mundo inteiro e temos que explorar melhor isso”, afirma Nelson Caram Assemany, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Alfaiataraia e de Confecção de Roupas de Homem no Município do Rio de Janeiro.

Os trabalhos começaram no sábado, 6 de setembro, com uma pesquisa de tendências no bairro Guinza, distrito de Tóquio, conhecido por concentrar as marcas mais luxuosas e caras do mundo.

Programação intensa

No domingo, 7 de setembro, o grupo seguiu primeiro para o Museu de Design 21_21 e, depois, para o Mori Art Museum de arte contemporânea. Na sequência, explorou os bairros Harajuku, Aoyama e Omotesando, que concentram diversas lojas que viraram pontos de encontro dos jovens japoneses estilosos.

Na tarde desta terça-feira, 9 de setembro, os empresários vão conhecer a tradicional escola de moda Mode Gakuen. Com unidades em Tóquio, Nagoya, Osaka e Paris, a instituição oferece vários tipos de cursos, como moda, design, negócios, maquiagem, entre outros.

O momento mais esperado por todos é a visita à feira Rooms e ao tradicional bairro Asakusa, que acontece amanhã, quarta-feira, 10 de setembro.

O roteiro da missão incluirá ainda a ida à Associação de Moda do Japão que foi criada para estimular o desenvolvimento das indústrias voltadas para o estilo de vida japonês e hoje já conta com 243 companhias e organizações associadas, e à empresa Juki, líder mundial em tecnologia de máquina de costura há mais de 75 anos. Na sexta-feira, 12 de setembro, véspera do embarque para o Brasil, os empresários fluminenses vão conhecer a sede e a principal loja da Muji, empresa que tem mais de 71 mil lojas espalhadas em 66 países e que ficou famosa por vender produtos de design minimalista.

Fonte: www.firjan.org.br