MARCA CRIA RIO! PARTICIPA DA 14ª EDIÇÃO DO MINAS TREND

Para Ana Carla Coutinho Torres, chefe da Divisão de Moda do SENAI Moda Design, o projeto CRIA RIO!, desenvolvido pelos sindicatos das indústrias do setor, tem o intuito de apresentar nacional e internacionalmente o produto carioca com seu valor agregado e design diferenciado. “O CRIA RIO! é um retrato da inovação fluminense”, explicou.

Ao todo participam 14 expositores, sendo quatro no stand de vestuário, sete no espaço de joias e bijuterias e três emcalçados e acessórios. Esta é a segunda vez que o Sistema FIRJAN, atendendo às demandas empresariais, participa do Minas Trend com a marca CRIA RIO! A primeira ação do CRIA RIO! aconteceu no Salão Moda Brasil, em São Paulo, em junho de 2013.

As empresas participantes são: Malu Sanffer, Priscila Gonçalves, Ntees, Carolina Massière, Metal & Cia, 409, Tai Dai, Ame Bijoux, Anna V, Glória Erthal, Monica Krexa, Pili’s Secret, Bessie e Eneida França.

Há mais de dez anos, o Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Moda Design e do Movimento Sindical, atua juntamente com os sindicatos da indústria da moda. A partir da união destes empresários, são desenvolvidas ações para fortalecer a indústria fluminense no mercado nacional, promovendo novos negócios e fortalecendo a imagem do setor da moda e do Rio de Janeiro, e ampliação da competitividade das empresas do setor no estado.

A marca CRIA RIO! leva para todo o Brasil as produções dos polos Moda Rio, Moda Carioca, Têxtil, Itaperuna, Campos, Sul Fluminense, Nova Friburgo, Petrópolis, Leste Fluminense, Cabo Frio, NucleUM, AJORIO, entre outros arranjos produtivos locais que representam os segmentos feminino, masculino, têxtil, jeans, lingerie, praia, fitness, calçados, bolsas, acessórios, joias e bijuterias.

Crescimento da moda carioca

A moda fluminense é valor diferenciado. Cada quilo de peça produzida no estado é vendida por US$ 65 para o exterior: é o maior preço médio entre os estados brasileiros. Em 2013, as empresas do polo participaram de três feiras de moda, identificadas com a marca CRIA RIO! O resultado foram R$ 2,67 milhões em vendas.

O estado do Rio apresentou crescimento de 31% nas exportações de moda nos últimos 10 anos, saltando de US$ 17 milhões em 2003, para US$ 22 milhões em 2012. A participação fluminense nas exportações brasileiras do setor alcançou recorde histórico em 2012 ao atingir 14%, consolidando a terceira posição entre os maiores exportadores de moda no país, atrás de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente.

Fonte: Sistema FIRJAN