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FASHION RIO: PARTICIPAÇÃO DO RIO NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE MODA BATE RECORDE


Na sede da FIRJAN, Lynda contou sua experiência sobre os desafios e soluções encontradas ao ser uma das cofundadoras da linha ecológica da Esprit, primeira com foco em roupas ecologicamente responsáveis a ser desenvolvida por uma grande empresa e que firmou padrões pioneiros para a indústria têxtil.


Para Lynda, a sustentabilidade na moda vai muito além do algodão orgânico, mas abrange uma nova forma de se relacionar com a roupa e com o que seria ser fashion. A especialista defende a “durabilidade emocional” das peças, o que ela associa ao movimento do slow fashion – o contrario do fast fashion -, com a valorização de uma relação de atemporalidade com a roupa.


“Acredito que as peças podem contar uma história, serem passadas de mães para filhos, e desta forma evitar o desperdício e o consumo exacerbado. É preciso pensar a moda de uma forma menos consumista”.

 

De acordo com a especialista, para criar uma moda sustentável é necessário repensar todo o processo criativo, cultural e o modo de produção. “O design deve ser pensado para que se tenha não 80% mas 100% de aproveitamento do tecido orgânico na mesa do corte.Isso poderia baratear a venda dele e otimizar a indústria”, sugeriu Lynda, citando inúmeros estilistas estrangeiros que já desenham suas modelagens com este objetivo.

 

A palestra de Lynda veio complementar um ciclo iniciado no ano passado com o Giro SENAI Grupo de Estudos, um debate que reuniu a especialista Lilian Berlim, autora do livro “Moda e Sustentabilidade – Uma reflexão necessária”, a antropóloga e pesquisadora Nina Braga, doInstituto E, entre outros empresários em busca de soluções para suas empresas, que debateram as dificuldades para colocar em prática um modo de produção sustentável.

 

Estilista, consultora e educadora, Lynda é uma das cofundadoras da linha ecológica da Esprit, primeira linha de roupas ecologicamente responsável desenvolvida por uma grande empresa e que firmou padrões pioneiros para a indústria têxtil.


Autora do livro “Moda e Sustentabilidade: Design para Mudança”, Lynda é professora na Escola de Artes da Califórnia. Todo o currículo de Lynda Grose pode ser encontrado neste link: http://www.cca.edu/academics/faculty/lgrose


Na última década, parcela do Rio na exportação de moda brasileira cresceu 31%
   
Na coletiva de abertura do Fashion Rio, o vice-presidente do Sistema FIRJAN e presidente do sindicato têxtil, Carlos Ieker, destacou os resultados que a indústria da confecção fluminense apresentou na última década.


“Neste período, o estado do Rio cresceu 31% mas exportações de moda. Este é um número positivo, ainda mais levando em conta que exportamos para países voltados para este mercado e com altos padrões de exigência, como França e Japão”, disse.


Com este resultado, a participação fluminense nas exportações brasileiras do setor alcançou recorde histórico em 2012 ao atingir 14%, consolidando a terceira posição entre os maiores exportadores de moda no país, ao lado de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente.


Nos últimos 10 anos, o preço médio da moda fluminense exportada valorizou 127%, saltando de US$ 29/kg em 2003, para US$ 65/kg em 2012. O resultado é 38% superior à média brasileira.

 

Na solenidade, o diretor Criativo do Fashion Rio, Paulo Borges, lembrou que o evento nasceu da crença de diversas instituições em desenvolver e transformar a indústria do Rio num grande centro da moda. “Nós criamos o ambiente para que a moda possa andar. Esta primeira edição de 2013 marca efetivamente a mudança no calendário da moda brasileiro, que vai auxiliar essa indústria criativa a se reorganizar e planejar melhor os processos”, enfatizou.

 

A coletiva também contou com a presença do diretor Superintendente da Abit, Fernando Pimentel; da coordenadora de Moda e Confecção do Sebrae-RJ, Fabiana Pereira Leite; da representante do Marketing da Melissa,Luciana Ceccon; do gerente de Promoções e Eventos da Riachuelo, Thales Figueiredo; da diretora executiva de Marketing e Vendas da Boticário, Andrea Mota, e a representante de Relações Públicas da L’oréal, Monique Cardoso.


O Fashion Rio acontece de 15 a 19 de abril, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo.


Fonte: www.firjan.org.br

 

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