VACAS TRANSGÊNICAS PRODUZEM LEITE QUE NÃO CAUSA ALERGIA

O estudo foi feito por cinco pesquisadores da empresa estatal de pesquisa AgResearch e da Universidade de Waikato, liderados por Goetz Laible.

A proteína que causa a alergia é conhecida como BLG, sigla para beta-lactoglobulina. Ela não existe no leite humano, mas é comum no leite de vacas e ovelhas.

Deu muito trabalho chegar à bezerra transgênica cujo leite não tem BLG. Foram necessários estudos em células; depois, em um modelo genético com camundongos; e, por fim, o teste com bovinos.

Existem fórmulas “hipoalergênicas” para bebês, mas o resultado não é perfeito: o leite pode ter gosto amargo, e o custo é elevado.

Tentar tirar os genes da BLG dos bovinos também não deu certo. A equipe de Laible resolveu usar outra técnica de engenharia genética, usando a “interferência de RNA”, método que usa um dos ácidos nucléicos para inibir a ação de certos genes.

Depois dos testes com células, foram testados camundongos que foram modificados para imitar a glândula mamária de uma ovelha (onde se produz a BLG). O “micro RNA” da técnica cortou em 96% a produção da proteína BLG.

Obviamente custa mais barato fazer os testes em células e em camundongos do que ficar produzindo bezerros e bezerras. Mas, uma vez demonstrado que a coisa funcionava, o próximo passo foi partir para criar um bovino transgênico _claro, uma fêmea.

Foram clonados 57 embriões e o resultado foram cinco gestações; uma resultou em uma fêmea, mas que nasceu sem a cauda… Mas o problema parece estar ligado à técnica de clonagem, não à modificação da proteína do leite.

Apesar de ser uma mera bezerra, com o uso de hormônios foi possível fazê-la lactar. A bezerra transgênica não tinha a proteína BLG, mas tinha maior índice de outras, as caseínas, no seu sangue.

Não se sabe muito sobre o papel da BLG, sua função biológica. Os estudos são difíceis por que não há modelos em camundongos capazes de produzir bons resultados. Mesmo a técnica de “interferência de RNA” ainda é algo novo nos estudos com animais de pecuária.

Como os autores admitem, ainda falta muito estudo para se ter vacas transgênicas produzindo o leite que se deseja.

Fonte: Folha Online