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EDIÇÃO PRIMAVERA VERÃO 15 DO PREMIÈRE VISION SÃO PAULO REÚNE DECISION MAKERS DO SETOR TÊXTIL-MODA MUNDIAL


Tema e Exposição

 

Através do tema “Quando a Inspiração encontra a Moda”, a 9ª edição do Première Vision São Paulo enfatizou a importância da imaginação, da identidade e da criatividade na construção das referências que orientam o processo criativo na cadeia têxtil-moda.
 
Com o intuito de incentivar a criatividade e a integração entre setores criativos de diferentes empresas da cadeia internacional da moda, o salão apresentou o Projeto Intervenções, uma exposição fruto de um trabalho que uniu grifes, estilistas, artistas plásticos, tecelagens jeans e fabricantes de acessórios têxteis e aviamentos em torno da releitura do denim.
 
Debates e Palestras
 
Dentro do guarda-chuva do tema, dois debates foram realizados com mediação da coordenadora de moda do Première Vision São Paulo Olívia Merquior e lotação máxima de público. No primeiro o encontro “Quando a Arte Encontra a Moda”, contou com a presença das criadoras da marca Wasabi (Ana Wambier e Daniela Sabbag); da artista plástica Gisele Camargo; da jornalista correspondente de arte da Vogue Brasil em Paris Isabel Junqueira e da estilista e escritora Dinah Bueno Pezzolo.
 
No segundo debate o tópico principal foi “Estampas, Arte na superfície”. Com participação do ilustrador Jeremy Somers do estúdio de design baseado em Londres Circle Line; da diretora criativa do estúdio de design paulista Capim Puro, Alexandra Ward; da professora do Anhembi Morumbi e da pesquisadora Luz García Neira bem como do estilista e personalidade da moda, Dudu Bertholini.
 
A visão de Dudu Bertholini sobre o tema também envolve o conceito de originalidade, mas fala da relação entre moda e arte. Dudu destaca que a moda – fora do âmbito imagético – não pode ser considerada uma forma de arte, já que descarta as próprias criações de forma muito acelerada. Porém, define o mercado como “um business com muita poesia”, pois escolhe uma narrativa para contar a história do produto.
 
Por fim, Olivia Merquior trouxe à tona a pesquisa da professora Luz Garcia Neira sobre design de estampas no Brasil. O estudo acadêmico investiga a percepção do que, no imaginário, significa a estampa brasileira e o que nos representa no exterior. Luz Neira levanta que as principais exigências para um ambiente favorável de criação local são: demanda, condição tecnológica e educação formal em design – fatores em crescimento no país.
 
Outras apresentações foram:
*Carlin Groupe   – Dress Code Feminino de Primavera / Verão 2015
*Tecnoblu e Renauxview – Apresentação do Projeto ART+K
*Senai Cetiqt – Materializando a inspiração:  como criar uma coleção têxtil
*Swarovski – O luxo e a premiunização no mercado de moda
*Peclers Paris – Transformando o futuro em moda
 
Informação de Moda Première Vision
 
Com nova localização, desta vez mais central, o Fórum de Tendências reuniu uma seleção dos principais lançamentos das empresas expositoras, organizado com amostras divididas entre temas da temporada. Um espaço cenográfico e inspiracional, que auxiliou os visitantes na identificação das tendências e das coleções propostas pelos expositores.
 
Para os profissionais, estudantes e formadores de opinião que precisam de ainda mais informações para as tomadas de decisão, duas ferramentas importantes foram mostradas: a Cartela de Cores e o Trend Vision São Paulo. A primeira é uma publicação reúne os resultados de pesquisa da equipe de moda do Première Vision e detalha os caminhos da moda para a temporada.
 
Apresentado por Pascaline Willhelm, o Trend Vision São Paulo é um conjunto de inspirações, tendências e ideias para auxiliar estilistas e diretores de criação na definição de suas coleções.
 
No Trend Vision São Paulo foi apresentada a estação como um momento alegremente contestador sob o sinal magistral da beleza dos toques e as conjunções entre luzes e cores. Uma estação de moda na qual a doçura é estimulante, o sensorial é vivificante, a emoção é fortificante, a alegria é provocante. Uma estação na qual a liberdade abala o rigor, explora novas vibrações, propaga a fantasia, dita a delicadeza, impõe o refinamento, desenvolve os volumes e apresenta encontros palpitantes nas silhuetas.
 
“A primavera verão 15 se lança com cores leves e densas. Ela promete harmonias sutis e gentilmente atrevidas, mas também luzes peroladas e joviais, que irão revelar as silhuetas brilhantemente”, adianta Pascaline.
 
Nas histórias de moda destacam-se as ‘correntes de ar’, os ‘pontos fortes tecidos’, o ‘em contato’ e o ‘gentilmente provocador’.
 
Uniformes
 
Para se manter dentro do tema desta edição, o Première Vision São Paulo convidou a marca carioca Wasabi, conhecida por seu trabalho com forte vínculo com as artes plásticas,  para assinar os uniformes das recepcionistas do evento.  O projeto foi desenvolvido em parceria com a Estúdio Capim, Digitale Têxtil e YKK.
 
O convite a criadores de renome de todo o mundo é uma tradição no evento, que na última edição teve a estilista Raquel Alvarez à frente da missão e nos anos anteriores contou com a argentina Paula Selby Avellaneda e o estilista brasileiro Victor Dzenk – que inclusive participou da equipe julgadora do concurso PV Awards, na última edição do evento parisiense.
 
O resultado é um longo vestido-jaqueta desenvolvido em algodão.  Misturados com a estampa estão os nomes das empresas em forma de assinatura manual, uma forma de evocar tanto a ideia de identidade quanto o espírito de coletividade da estação.
 
Projeto Compradores do Futuro
 
Com o intuito de aprimorar o conhecimento dos futuros profissionais do setor têxtil-moda, o Première Vision São Paulo iniciou o projeto Compradores do Futuro. Para incentivar a capacitação dos estudantes de áreas relacionadas ao design de moda, foi realizada uma visita guiada exclusiva. Junto a seus professores, os alunos tiveram a oportunidade para uma aproximação com a indústria, permitindo um início de entendimento sobre como é possível utilizar o conhecimento ali presente para criar coleções – colocando em prática a teoria aprendida em sala de aula.
 
Outra parceria de sucesso para estudantes e profissionais que buscam recolocação profissional foi o Painel de Vagas do Carreira Fashion (www.carreirafashion.com.br), que ficou à disposição dos visitantes com as oportunidades de emprego no setor têxtil-moda. 
 

Sobre Première Vision


Première Vision, é uma subsidiária da Associação Première Vision e do Grupo GL Eventos , que hoje organiza 30 shows pelo mundo.


• 16 shows na França: 5 shows dentro do Première Vision Pluriel (em Paris Nord-Villepinte) – Expofil (fibras e fios), Première Vision (tecidos de moda), Indigo (padrões têxteis e design de superfície) Modamont (acessórios e components de moda e design), e Zoom (manufaturas contratadas); Fatex (manufatura industrial para moda, realizada em Paris), Made in France (manufatura francesa em Paris) bem como os shows dedicados a tecidos e produtos posicionados a curto prazo e atualizados, Tissu Premier e Collections (em Lile, França), 14 shows internacionais: Première Vision New York, Indigo New York, Première Vision Shanghai; Première Vision Sao; Première Vision Istanbul; Indigo Brussels Home Edition; e o show líder em tecidos jeans, Denim by Première Vision (Barcelona, Espanha).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Première Vision São Paulo

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