ESTADO DO RIO LIDERA CRESCIMENTO DE EXPORTAÇÕES EM MODA DE 2009 A 2013

As exportações de moda do Estado do Rio de Janeiro cresceram 17% entre 2009 e 2013, alcançando US$ 22 milhões em 2013, quando a participação do segmento alcançou o recorde histórico de 15% e consolidou a terceira posição do estado no ranking nacional, liderado por São Paulo e Santa Catarina.

As vendas brasileiras caíram de US$ 162 milhões em 2009 para US$ 150 milhões no ano passado. Na comparação com 2012, as exportações do Estado do Rio de Janeiro também se destacaram, com expansão de 3%, em contraste com a queda de 3% nas exportações brasileiras do segmento de moda.

Valor agregado aumenta

O Estado exportou produtos com maior valor agregado para países referências mundiais da moda e com altos padrões de exigência, como a França, onde o preço médio dos produtos exportados aumentou de US$ 51 por quilo em 2009 para US$ 86 por quilo em 2013, uma valorização de 67%.

Os Estados Unidos se consolidaram em 2013 como o principal comprador da moda brasileira, que atraiu grandes importadores fazendo mais que dobrar o preço médio por quilo: de US$ 58, em 2009, para US$ 123 no ano passado.

Saiba mais:

Acesse a Nota Técnica “Desempenho das Exportações de Moda do Estado do Rio”.

Fonte: Sistema FIRJAN