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GIRO MODA MOSTRA AS MACROTENDÊNCIAS DA TEMPORADA

Na abertura do evento, o Guia da Indústria – Cadeia da Moda teve um pré-lançamento para os empresários e o público que estava no evento. A plataforma, elaborada pelo Sistema FIRJAN, reúne indústrias e empresas do setor para que elas interajam e possam formar parcerias.

A confirmação do verão abriu as apresentações do Giro Moda, com a especialista de moda do, Milena Cariello, mostrando o que pôde ser constatado nas viagens feitas em Londres e Paris. De acordo com a pesquisa, foi possível constatar as combinações de cores apresentadas anteriormente, como os terrosos com branco para uma linha mais sofisticada e o quartzo rosa, a cor selecionada pela Pantone para este verão. “Esta é uma temporada leve e clara”, afirmou Milena. Nos materiais, destacam-se as sedas delicadas, os nudes em sobreposições e o macramê substituindo as franjas. Estampas com florais nostálgicos e listrados estruturados, assim como detalhes em bordados, aplicações e o zíper como decoração também foram vistos. “Podemos observar o reposicionamento de marcas, o anúncio dos sites nas vitrines e o olhar voltado para o ‘nicho do nicho’”, finalizou Milena, destacando as formas de empreender das empresas lá fora.

Para a nova temporada do Giro Moda, a equipe de especialistas do SENAI mudou a forma de exibição das tendências, dividida em macrotendências. “O segmento passa por um momento de incertezas e mudanças, com as capitais da moda se dividindo. Por isso, conheça seu consumidor e aposte no objetivo da sua marca”, informou Carol Fernandes.

A primeira macro a ser apresentado foi chamado de Mini.Max. “O mercado de massa se quebrou e hoje temos vários nichos que estão ganhando poder, espaço e visibilidade”, explicou Carol. A direção criativa para este tema está voltada para tecidos de fibras naturais e ecofibras, com estampas de tapeçarias e xadrez suaves. Fios com processos reflexivos fazem parte da tecnologia para o tema. No feminino, a tendência são maxi coletes, decotes V grandes e o cropped, que continua em alta. Já no masculino o jeans como look total se destaca, e no infantil, as roupas se baseiam em temas de rock e arte moderna.

A era da distração foi representada pela macro Téchné-Poiésis, onde as pessoas estão o tempo todo mexendo nos celulares. No intuito de mostrar em que as tecnologias podem realmente ajudar na vida das pessoas, cores em tons intensos e tonalidades vibrantes e profundas fazem parte deste tema, assim como sedas e florais grandes. A tecnologia apontada para ela é o grafeno, que pode ser usada no processamento de dados para as peças de roupas. As pedidas são os decotes trabalhados e franzidos para o feminino, o índigo blue e os metálicos para o masculino e as roupas fitness feitas em parcerias com marcas que não são do segmento.

O dia de apresentações foi finalizado com o tema Vai com (c)alma, para pessoas que buscam uma vida mais leve e equilibrada. Tons suaves, tecidos transparentes e estampas sóbrias com ideia de contraste estão neste conceito, assim como o vestuário que recebem informações de softwares na hora de um exercício físico. O feminino pode seguir uma linha suave e alegre, com vintages, jeans bordados e decotes na forma de laço, enquanto no masculino as roupas irreverentes aparecem com força. Já na moda praia, o crochê chegou para ficar.

Os associados ao sindicato têm acesso a todo o material das apresentações através da Área Exclusiva do site.

Gabriel Adão/ Gerência de Associativismo FIRJAN

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