SISTEMA FIRJAN PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DA CASA RIO SOBRE NEGÓCIOS DA MODA

O presidente do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, participou da abertura do evento ao lado do presidente da Rio Negócios, Marcelo Haddad; do diretor-superintende do Sebrae RJ, Cezar Vasquez; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria Textil (Abit), Rafael Cervone. Mariani ressaltou a importância da indústria da moda, segundo maior empregador no estado do Rio.

“O Sistema FIRJAN atua em defesa da indústria da moda com diversas ações, como a recente participação no Rio Moda Rio, mais nova plataforma de ações do setor, além de iniciativas de desenvolvimento da indústria criativa, proporcionando cada vez mais valor agregado aos produtos da indústria tradicional”, disse Mariani. Ele ressaltou ainda o apoio da Federação em missões internacionais, que levam empresários ao exterior para conhecer as novas tendências do setor, assim como o Giro Moda, o Cria Rio e o fórum setorial, entre outras iniciativas para fomentar o setor.

Carlos Mariani Bittencourt participou da abertura do evento e apresentou o papel da FIRJAN para desenvolver o setor (Foto: Fabiano Veneza)

Temas e painéis

A conferência foi aberta com o tema “O papel de instituições públicas e privadas na promoção da indústria de moda local” e contou com abertura de Caroline Rush, CEO do British Fashion Council, falando sobre a experiência do órgão na revitalização da indústria da moda britânica. Rush afirmou que a revitalização se deu por meio de uma infraestrutura de suporte para estilistas emergentes, seja em qualificação, monetização, investimentos e inserção de seus produtos no o e-commerce o mais rápido possível.

Na sequência, o debate girou em torno do estabelecimento de uma visão estratégica para a indústria de moda brasileira. O consenso do painel foi a necessidade de maior articulação na cadeia produtiva. Um diálogo entre fornecedores, estilistas e varejistas abriria inúmeras possibilidades para o setor. Participaram do painel Oskar Metsavaht, diretor de estilo da Osklen e presidente do Fórum de Moda do Sistema FIRJAN; Duda Magalhães, diretor da Dream Factory e do Rio Moda Rio; Roberta Damasceno, fundadora da butique multimarcas Dona Coisa; Carla Pinheiro, vice-presidente do SEBRAE; e Carlos Tufvesson, presidente do Conselho de Moda da Cidade do Rio de Janeiro.

A segunda sessão, que tratou do impacto da Quarta Revolução Industrial no setor de moda, começou com uma apresentação de Flávio Bruno, pesquisador do SENAI Cetiqt e autor do livro “Quarta Revolução Industrial do setor têxtil e confecção: A visão de futuro para 2030”. Bruno falou sobre os avanços em tecnologia não somente nos materiais de confecção, mas também nos meios de produção e distribuição.

Visão estratégica para a cadeia da moda foi debatida por Oskar Metsavaht, representante da Osklen e da FIRJAN (Foto: Fabiano Veneza)

Em seguida, a discussão focou em como otimizar a moda, reduzir custos e criar novas soluções para melhor atender as demandas do setor. Segundo os painelistas, é preciso haver uma conscientização que os métodos tradicionais de produção estão rapidamente ficando obsoletos, e que a indústria caminha numa direção de horizontalização, com estilistas e varejistas se aliando para competir com cadeias internacionais.

Participaram do painel Leticia Abraham, vice-presidente da WGSN; Fernando Pimentel, diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT); Thibaud Lecuyer, fundador da Dafiti; e Andre Carvalhal, coordenador de moda do Instituto Europeu de Design (IED).

Fonte: Sistema FIRJAN