COMO A PSICOLOGIA DAS CORES PODE MELHORAR SUAS CRIAÇÕES

De acordo com pesquisas, quase 50% dos consumidores afirmam que percebem um anúncio colorido mais facilmente do que um que seja preto e branco. Utilizar esse recurso também ajuda na hora de aumentar a compreensão sobre um assunto, conforme afirmam 73% dos entrevistados.

O fator visual é imprescindível também na hora de comprar uma roupa ou acessório de moda. A cada três pessoas em uma loja, duas deixarão de levar um produto porque não tem sua cor favorita.

Portanto, conheça um pouco mais sobre a psicologia das cores e tente inseri-las nos seus trabalhos. Você vai perceber como o resultado poderá ser algo incrível e muito mais estratégico. Até porque a percepção dos outros sobre suas criações faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de designers e agentes da moda.

Roda das cores: A ideia de divisão das cores por “quentes” ou “frias” surgiu com Isaac Newton, no ano de 1666. Ele criou o primeiro diagrama circular que tinha como objetivo unir as cores semelhantes para garantir a harmonia no visual.

(Divulgação/ Fashionlearn)

Cor quente x cor fria: De acordo com essa divisão, as cores quentes seriam aquelas que transmitem uma ideia de paixão, energia e entusiasmo. Já as cores frias passam mais tranquilidade, paz e dão um ar mais profissional aos materiais.

E cada uma das cores, na verdade, tem seu significado e simbolismo próprio. Confira abaixo o que está implícito quando você usa uma delas em seus trabalhos de design ou moda:

Vermelho: A cor do poder e paixão

Dentre as cores quentes, o vermelho é o campeão. E essa cor costuma simbolizar a paixão, o poder, além de nos fazer sentir energizado e forte. Por sua conotação com o sangue, acaba ganhando uma intensidade ainda maior.

Efeito no receptor: A psicologia afirma que o vermelho pode causar diversos efeitos na pessoa que o recebe, especialmente deixá-la mais agitada, com batimentos cardíacos mais intensos e pressão sanguínea mais elevada.

Laranja: vibração e equilíbrio

Seguindo a mesma linha do vermelho, o laranja também faz parte do grupo de cores quentes, mesmo que não seja um tom primário, mas sim, secundário, já que se trata da mistura do vermelho com o amarelo. Também tende a chamar a atenção do seu espectador.

Efeito no receptor: Ao mesmo tempo em que também energiza quem se depara com o laranja, essa cor também reflete algo mais suave e equilibrado. Também costuma transmitir a sensação de calor.

(Divulgação/ Fashionlearn)

Amarelo: ligado ao brilho, verão e felicidade

Outra das cores quentes é o amarelo. Mas seus significados podem ser um pouco controversos. Isso porque, enquanto representa a alegria, o verão e a felicidade, também pode ser relacionado a perigo, atenção ou outras questões, como doenças e ciúme.

Efeito no receptor: De uma maneira geral, o amarelo estimula otimismo e pode ajudar na concentração. De acordo com a psicologia das cores, quando inserida em um ambiente, ele se torna mais acolhedor. E também ajuda a fazer com que essas pessoas falem mais.

Azul: confiança e calma

No topo da lista das cores frias está o azul. Além de demonstrar mais profissionalismo em trabalhos de design, é também muito aproveitado por aqueles que querem mostrar um pouco de descanso nos momentos de estresse.

Efeito no receptor: A psicologia das cores afirma que o azul pode inspirar tranquilidade, confiança e inteligência. É ainda um tom ligado ao mar e à meditação, passando uma ideia de calma e paz. E é um ótimo estímulo à criatividade.

(Divulgação/ Fashionlearn)

Verde: natureza, saúde e bem-estar

Mais uma integrante do grupo das cores frias, o verde costuma ser usado em ambientes e trabalhos para refletir tranquilidade. Está mais comumente ligado a diversos conceitos como natureza, meio ambiente e renovação, além de demonstrar saúde e bem-estar.

Efeito no receptor: Quem fica exposto à cor verde, acaba se sentindo mais relaxado.

Ela passa ainda a ideia de equilíbrio, estabilidade, além de outros conceitos positivos como vitalidade e positividade, conforme explica a psicologia das cores.

(Divulgação/ Fashionlearn)

Roxo: nobreza e sabedoria em primeiro lugar

Conhecida como a cor da realeza, o roxo está no rol dos tons secundários, já que se trata da mistura do azul com o vermelho. E costuma representar algo nobre e rico, além de ser símbolo do sucesso.

Efeito no receptor: A cor roxa é uma das que mais transmite calma e espiritualidade, conforme a psicologia das cores. Também estimula a parte do cérebro relacionada à criatividade e imaginação. Por essa razão, também emana a ideia de sabedoria.

(Divulgação/ Fashionlearn)

Esse foi apenas um resumo básico da psicologia das cores. Entender a fundo e aplicar esses conceitos é algo essencial no mundo do design e da moda. E você vai perceber como será mais fácil combinar e fazer uso correto dos mais diversos tons depois que virar expert no assunto. Assim, suas criações vão, certamente, ficar bem melhores.

Fonte: Fashionlearn