CARAVANA DA FIRJAN LEVA EMPRESÁRIOS À FEIRA BRASILEIRA DE INOVAÇÃO EM CALÇADOS

A Inspiramais é voltada para os fabricantes de calçados, bolsas e acessórios, mas este ano também inseriu o segmento de vestuário. Entre as novidades apresentadas estão materiais sintéticos de alta tecnologia aplicados em produtos inovadores, como os que não absorvem poeira e água. Outra tendência observada foi a substituição de materiais naturais por materiais sintéticos na fabricação de tênis.

Além de promover negócios, o evento tem como missão inspirar a criação de novos produtos. Para isso, os organizadores estimulam que as empresas trabalhem com a metodologia da pirâmide de mercado, dividindo a coleção em três níveis: 10%, 30% e 60%. No topo devem estar 10% de criações autorais, com tecnologias e componentes experimentais que tragam a ideia do novo, sem necessariamente gerar lucro imediato; no centro, 30% de peças inovadoras, que no passado foram experimentais e se transformaram em apostas de mercado; e na base, os 60% de itens responsáveis pelo reconhecimento da marca entre seus consumidores.

Para Carlos Ieker, presidente do Sinditêxtil, conhecer as novidades do setor em eventos como esse permite que o empresário aposte nas tendências corretas e seja inovador no mercado: “Ter contato com novas tecnologias nos dá visão de futuro; assim, conseguimos nos preparar. Não existe crise para quem está buscando mudanças para trazer coisas novas. O mercado de calçados no Brasil é um dos poucos que conseguiu crescer com a crise, pois abriu muito espaço para exportação, com inovação, materiais bem-acabados e preço competitivo”.

Ana Carla Torres, coordenadora de Moda do Sistema FIRJAN, ressalta que a caravana foi importante para conectar empresas fluminenses do ramo têxtil com a indústria do calçado. “Temos trabalhado a junção dos elos da cadeia da moda como um diferencial para ampliar a geração de negócios no setor”, explicou.

O evento aconteceu em 16 e 17 de janeiro, reunindo empresários dos segmentos calçadista, confecção e moveleiro, além de estilistas, designers e formadores de opinião.