Índia quer identificar oportunidades com o Rio

Uma delegação indiana do estado de Haryana visitou a FIRJAN nesta sexta-feira, 27. O objetivo do encontro foi aproximar os dois países e identificar sinergias. Agricultura, têxtil, tecnologia da informação, automobilístico, energia e infraestrutura foram os setores mais debatidos.

“É uma ótima oportunidade de conhecer novos mercados”, avaliou Carlos Mariani Bittencourt, vice-presidente do Sistema FIRJAN.

Prakash Dhankar, secretário de Agricultura  do governo de Haryana, considera que o Brasil tem muito a contribuir com o desenvolvimento de sua região. Por isso, convidou a FIRJAN para levar uma delegação a fim de conhecer seu estado: “A relação entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos, mas queremos que se fortaleça ainda mais”.

Haryana é um estado altamente desenvolvido em torno da agricultura. Também é sede de várias empresas automobilísticas e grande polo de produção de leite.

Balança comercial

A exportação fluminense para a Índia foi de US$ 1,3 bilhão em 2017. Desse valor, 98% foi de venda de petróleo. Já as importações foram de US$ 128 milhões, sendo a maior parte de vacinas, medicamentos e farmoquímicos.

Para Pedro Spadale, gerente da FIRJAN Internacional, o estado do Rio possui seu setor industrial muito diversificado e pode ter mais parcerias, além do petróleo, com a Índia. “Existe grande potencial de realização de negócios com empresas indianas em diversos setores industriais, entre eles o da indústria criativa, já que a Índia se desenvolveu muito nesse segmento”, observou.