ARTESANATO BRASILEIRO E SUSTENTABILIDADE INSPIRAM O INVERNO 2016 E VERÃO 2017

Foto: Divulgação

Como o projeto Ecodesign, por exemplo, que tem a estilista Isabela Capeto na coordenação: ele consiste no desenvolvimento de produtos em couro a partir de práticas que tenham pouco impacto ambiental, utilizando solventes a base de água, produtos chrome free e taninos vegetais para o desenvolvimento de bolsas, calçados e acessórios. Isabela visitou curtumes por todo o Brasil (curtume Aguapé – couros exóticos (peixe e rã); Krumenauer – vacum; FCC – solas em grupon; Fuga Couros – vacum e Curtume Caxiense (ovelha) e as empresas: Comlasa – forro; Sander Irmãos – chifres; Blaze Transfers  e Componentes – hot fix ; Reuter Metais– Metais e Cifa Fios e linhas – cordão encerado) acompanhando passo a passo de cada etapa do desenvolvimento da coleção. Os produtos são de couro exótico ou vacum, criados a partir de taninos e garantindo maior aproveitamento das matérias primas.

Já o Projeto Mix By Brasil foi buscar nas Comunidades participantes de Cooperativa Artisans Brasil (Maringá); Grupo Canoa (Canoas);  Artesão José Guimarães de Souza (Cabaceiras) e Artesão Manoel Carlos do Castro (Cabaceiras) o artesanato brasileiro – elemento inspirador para o Inverno 2016. Sob a consultoria técnica de Jefferson de Assis, o projeto resgata o artesanato brasileiro, valoriza a mão de obra e as habilidades individuais, além de incentivar o uso de técnicas que unem artesanato e design, como forma de diminuir o impacto ambiental e social. Antes do evento, os artesãos das quatro comunidades participantes receberam consultorias, como forma de auxiliar na criação e desenvolvimento de dez componentes em cada comunidade, todas expostas no Inspiramais.

No Projeto + Estampa os designers Brads, Renato de Melo Medeiros e Marina Rebouças desenvolveram uma nova proposta para a estamparia brasileira, exaltando a os elementos culturais do país como forma de reduzir a cultura da cópia e também da compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. Participam também do + Estampa os estúdios DB Raibow (Americana/SP); Capim Puro (São Paulo/SP) e Aurora Studio, que apresentam seus trabalhos até hoje, 09 de julho, no Inspiramais.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 e acontece até hoje, 09 de julho, das  9h às 19h, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).

Fonte: Maquinário Assessoria de Comunicação