COM APOIO DA FIRJAN, EMPRESÁRIOS VÃO A BRASÍLIA DEFENDER INTERESSES DA INDÚSTRIA TÊXTIL

Os dois projetos são pleitos importantes do Sistema FIRJAN e estarão em discussão no Congresso Nacional no mês que vem. Representantes do setor têxtil, eles também aproveitaram o encontro com deputados federais para apresentar outros pleitos, como mais investimento na FEVEST (Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima), o maior evento do gênero no país.

Os deputados federais do Rio de Janeiro Otávio Leite (PSDB), Glauber Braga (PSB), Hugo Leal (PSC) e Arolde de Oliveira (DEM) receberam Nelci Porto, vice-presidente do SINDVEST (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo) e presidente do Conselho Empresarial da Representação Regional da FIRJAN na Região Serrana; Aldeir de Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria de Alfaiataria e Confecção de Roupas de Homem de Niterói; Carlos José Ieker dos Santos, presidente do SINDITEXTIL (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro); e Antonio César Berenguer, empresário do setor têxtil e vice-presidente do CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro).

O Sistema FIRJAN divulgou estudo no final de maio em que contabiliza em R$ 3,6 bilhões o gasto das empresas com os 10% do FGTS somente em 2011. A Federação defende a extinção da multa de 10%, o que daria um impulso à competitividade das empresas.

Está prevista para 3 de julho a votação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar 200/2012, que acaba com esses 10%. O projeto já foi aprovado pelo Senado em agosto de 2012.

O grupo reforçou com os parlamentares a importância da aprovação de outro projeto de lei (PL), o 4330/2004, que regulamenta a terceirização. O tema será discutido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados em 9 de julho.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, atuou pela inclusão desse tema na pauta da CCJC. Os parlamentares da Comissão já receberam documento do Sistema FIRJAN na defesa do PL 4330/2004, que prevê, por exemplo, a terceirização em qualquer serviço especializado, eliminando conceitos imprecisos do tratamento da questão, como os de atividade-meio e atividade-fim da empresa.

Os empresários fluminenses também participaram de encontro promovido pela Frente Parlamentar da Indústria Têxtil e de Confecção, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

O evento, realizado na Câmara dos Deputados, reuniu cerca de 80 empresários e lideranças empresariais do setor para debater o cenário atual, as perspectivas e as principais demandas do setor têxtil e de confecção do Brasil.

FONTE:  Sistema FIRJAN