ENCONTRO SOBRE CERTIFICAÇÃO DA ABVTEX ESCLARECE REGRAS E EXIGÊNCIAS NO SETOR TÊXTIL

Ao iniciar a apresentação, Sidnei Abreu, diretor da Associação, resgatou a história da entidade e o objetivo de sua fundação em 1999: promover a defesa da ética nas negociações e o respeito à legislação. Seguindo esses princípios, o selo de Certificação de Fornecedores – ABVTEX prevê a realização de auditorias independentes contra práticas relacionadas ao trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo, trabalho estrangeiro irregular, discriminação, abuso e assédio, entre outras.

Sidnei Abreu, diretor da ABVTEX, fala aos empresários no evento (Foto: Leticia Vieira Keiper)

“É mais que um selo. É um instrumento de combate a práticas ilegais, como o trabalho análogo ao escravo e o cerceamento de liberdade dos empregados”, explicou o diretor.

Sidnei ainda destacou a autonomia dos fornecedores para escolher com que organismo de certificação deseja trabalhar entre os quatro credenciados: ABNT, Bureau Veritas, Intertek e SGS. Ao reforçar os itens auditados, o palestrante afirmou que a constatação de trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo e trabalho estrangeiro irregular descredenciam automaticamente o fornecedor. Neste caso, a certificação ficará suspensa até que a empresa tome as medidas corretivas necessárias.

Gerente da Associação, Débora Anfimof Sergio entrou em cena para responder aos questionamentos do público, principalmente sobre o sistema de auditoria.

“A ABVTEX não exige nada além do que está na legislação. Além de fornecedores diretos, subcontratados também são auditados e devem seguir a certificação. A auditoria é realizada em todo o processo de produção”, esclareceu.

Após a apresentação da ABVTEX, Luiz Felipe Macahyba e Mônica Tavares falaram em nome da rede de lojas de departamento Leader. Analista contábil, Macahyba frisou a importância dos grupos varejistas no processo de auditoria, explicando que o monitoramento das práticas de fornecedores e subcontratados também é responsabilidade das distribuidoras do produto final.

Representantes da Leader discutiram a importância do selo (Foto: Leticia Vieira Keiper)

Na mesma linha, a gerente executiva Mônica Tavares ressaltou que, atualmente, todas as grandes lojas de departamento exigem o selo de certificação. O mercado varejista, segundo ela, é amplo e está sempre aberto a novos fornecedores, desde que estejam em dia com as regras estabelecidas pela ABVTEX.

“A certificação nos dá tranquilidade e credibilidade perante nosso cliente. Somos fiéis aos passos da ABVTEX e seguimos à risca as exigências”, assegurou.

(Lucas Baldez / Movimento Sindical FIRJAN)