GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NA INDÚSTRIA

CARTA DA INDÚSTRIA – Quais são os principais desafios da indústria com relação à gestão da água?

PETER GAMMELTOFT – Em todos os países do mundo, a gestão dos recursos hídricos é de importância primordial para a saúde pública e o bem-estar das populações, assim como para o desenvolvimento econômico. O processo de conscientização da gestão adequada e sustentável dos recursos hídricos está em evolução. A disponibilidade permanente, suficiente e gratuita de água para todos é presumida por grande parte da população mundial.

Muitos pensam que a água “cai do céu”, mas sua utilização deve ser racional. A ponta do iceberg no futuro pode ser vislumbrada no presente. As evidências indicam que daqui a uma geração, com uma população mundial estimada de 9-10 bilhões de habitantes, os impactos da demanda por alimentos, água, energia e das mudanças climáticas resultarão em poluição adicional das nossas águas, além da escassez permanente ou sazonal de água, se não tomarmos medidas para mitigá-los a tempo.

CI – Como promover a gestão sustentável desse recurso?

PG – O uso eficiente dos recursos naturais, incluindo a água, será uma necessidade para todos.

A gestão sustentável de água deve assegurar uma quantidade suficiente e de boa qualidade para todos os fins legítimos, particularmente para o abastecimento de água potável e a manutenção de ecossistemas saudáveis. Esses sistemas são indispensáveis para assegurar a disponibilidade no futuro. O primeiro passo nessa direção é a conscientização de todos os parceiros sobre a importância da gestão eficiente da água. Solucionar de uma maneira sustentável questões que ameaçam, tanto a saúde pública quanto o desenvolvimento econômico das empresas, é um desafio imenso para a prosperidade da sociedade, para as autoridades públicas, para os usuários de água e dos produtos dependentes de recursos hídricos.

CI – Quais são as melhores práticas para o consumo racional de água na indústria?

PG – Os desafios para a indústria, em quase toda parte do mundo, incluem o uso de produtos e procedimentos menos intensivos em termos de consumo de água, além do uso de procedimentos que evitam a poluição e reutilizam água. Outro ponto importante é o tratamento de efluentes inevitáveis com alto grau de pureza, tanto para serem descarregados diretamente em massas de água naturais, quanto para serem despejados nos esgotos públicos. As indústrias, possuindo os recursos e o conhecimento necessários para isso, têm uma responsabilidade especial nesse sentido. Em muitos casos, uma resposta adequada ao desafio envolverá o desenvolvimento e a utilização de soluções inovadoras. A nossa experiência na Europa mostra que é importante não só garantir a disponibilidade das tecnologias necessárias para os usuários potenciais, mas também criar incentivos para a adoção destas e de uma maior conscientização sobre a importância do uso racional desse recurso, incluindo melhores práticas para a gestão da água.

Fonte: Carta da Indústria nº641