INDÚSTRIA CRIATIVA VAI GANHANDO DESTAQUE NA ECONOMIA MUNDIAL
Para Guilherme Mercês, gerente de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, um dos fatores responsáveis por essa ascensão foi o aumento da renda do brasileiro. “Os consumidores estão ampliando sua cesta de produtos, por exemplo, via o acesso à cultura e buscando bens de maior valor agregado, como é o caso do setor de moda”, explica.
Definida pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esportes do Reino Unido como o conjunto dos “setores que têm sua origem na criatividade, na perícia e no talento individual e que possuem um potencial para criação de riqueza e de empregos através da geração e da exploração de propriedade intelectual”, o futuro dessa indústria, que engloba as mais diferentes áreas (arquitetura, cinema, música, publicidade, TV e rádio, design etc) é visto com bons olhos no Brasil.
“São ótimas as perspectivas para o setor. O mundo caminha para uma produção mais sustentável e as ideias são recursos infinitos. Além disso, a elevada concorrência internacional demanda produtos diferenciados e inovadores, abrindo um grande caminho para o desenvolvimento das indústrias tradicionais a partir da interação com os setores criativos”, avalia Mercês.
Segundo levantamento da Firjan, o setor respondeu por R$ 110 bilhões em 2011, o equivalente a 2,7% do PIB total no país.
Fonte: CidadeBiz SP