Instagram lança ferramenta de compras dentro do feed no Brasil

Há seis meses, o Instagram começou a testar nos Estados Unidos a ferramenta de compras dentro da própria plataforma. Agora, ela será efetivamente lançada em outros nove mercados: Reino Unido, França, Alemanha, França, Itália, Espanha, Austrália, Canadá e Brasil. O funcionamento é simples: a marca posta uma foto e consegue marcar na imagem os produtos que aparecem ali. O usuário clica na tag e é direcionado a uma página com as informações do item e, se quiser mesmo fazer a compra, segue para o e-commerce.

“Percebemos que muitas marcas usam o Instagram como sua principal plataforma digital”, disse Jim Squires, diretor global do Instagram para negócios, “algumas nem colocam link para seus sites no perfil.” O Brasil é considerado o segundo maior público do Instagram atrás apenas dos Estados Unidos e recebeu nos últimos meses duas edições do Instamarket, um evento que buscava entender a relação de pequenos negócios com a rede social ao mesmo tempo em que oferecia workshops e contato com o público na vida real.

Com a nova funcionalidade, o interesse do seguidor pode ser transformado em venda efetiva com muito mais facilidade. “Em um dos casos que acompanhamos nos Estados Unidos, foi percebido um aumento de 40% nas vendas on-line depois da chegada da ferramenta”, relatou Squires.

Por aqui, a novidade vem sendo testada pela Amaro, label de fast-fashion com vendas exclusivamente digitais, e pela Nama, marca que produz objetos de decoração com impressora 3D. No dia 20.03, a novidade começa a ser aberta a todos os perfis de negócios que desejem participar: “não tem um mínimo de produtos necessário para entrar no catálogo”, explica Squires, “e a inserção ou remoção de itens é totalmente flexível.”

Fonte: Vogue