MODA SE VOLTA PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

Exemplo disso é a Santista Jeanswear, que criou o primeiro denim (matéria-prima do jeans) repelente de insetos no momento em que o Brasil começou a lidar com uma epidemia de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas por mosquitos. A novidade foi lançada oficialmente no Brasil em novembro de 2016 e apresentada ao mercado mundial durante a Colombiatex 2017, em janeiro.

“No ano passado, todas as áreas da empresa foram provocadas para criar inovação. A gente sempre observa o que está acontecendo no mundo e, vendo toda a crise de zika no Brasil, principalmente no Nordeste, a área da Santista que desenvolve produto teve essa ideia, junto com a CHT, indústria química alemã que tem dentro da sua linha esse repelente para todo tipo de inseto. Tecnologia semelhante já é utilizada em uniformes do Exército, roupas de trekking e camping, mas ninguém tinha pensado em fazer em denim porque ele é lavado. O desafio era manter a fixação de um produto repelente em um material que é lavado, uma lavagem diferente da caseira. Nosso time teve essa ideia e conseguiu desenvolver esse denim”, conta a gerente de Comunicação e Moda da Santista, Sueli Pereira.

Foi assim que, na linha Denim Therapy, que é focada no bem-estar e na proteção, a Santista desenvolveu o Repeller (com 28% de stretch) e o Repeller Light (100% algodão, indicado para camisaria). Esses tecidos possuem acabamento à base de Permetrina, um composto que também é utilizado em alguns cremes e sprays repelentes vendidos no mercado. De acordo com Sueli Pereira, desde que a novidade foi anunciada no Brasil, a Santista aperfeiçoou a tecnologia e conseguiu aplicá-la em outras bases, como a sarja, e utilizá-la também em tecidos coloridos.

Patas quentes

Conforme a gerente, o produto tem efeito repelente, mantendo os insetos afastados e evitando o pouso de mosquitos. Há também o efeito patas quentes, ou seja, se o inseto pousa, a substância ativa provoca uma hiperexcitabilidade. Caso o inseto insista em permanecer no tecido, ocorre o efeito nocaute: a substância causa um efeito paralisante, causando a morte do vetor. “A morte do inseto não é por intoxicação. A Permetrina não é tóxica, não tem odor, não migra ou penetra na pele. Também não acumula no corpo ou no meio ambiente”, reforça Sueli Pereira.

Assim, os produtos da Santista com essa tecnologia podem ser utilizados sem restrições por adultos e crianças acima de dois anos. A empresa diz que o artigo não é indicado apenas para bebês abaixo de dois anos de idade devido à alta sensibilidade da pele.

Durabilidade

A gerente destaca, ainda, que a qualidade dos tecidos com essa tecnologia é a mesma dos produtos comuns. Além disso, o repelente tem boa durabilidade.

Para a lavanderia industrial, os tecidos podem ser lavados com indicação de processos desde amaciados à stone washed de até 60 minutos. Para o consumidor final, o produto repelente resiste nas peças a até 50 lavagens caseiras em máquina de lavar, no caso da sarja e dos tecidos para calças, e a até 40 lavagens no artigo Repeller Light.

Certificação

Sueli Pereira enfatiza que os artigos desenvolvidos e produzidos pela equipe de Desenvolvimento e Inovação da Santista Jeanswear, após serem lavados em lavanderia industrial, testados e aprovados internamente, foram enviados para testes e certificações na Alemanha, no laboratório do CHT. “Temos certificações europeias”, afirma.

Uso

De acordo com ela, até o lançamento internacional, a única marca que tinha utilizado esses produtos da Santista era a Megadose Moda Gestante. “A Renner também comprou um lote para a linha infantil, mas ainda não entrou nas lojas”, conta.

No entanto, pela receptividade dos clientes à inovação durante a Colombiatex, é possível que essa novidade esteja, em pouco tempo, disponível não apenas em diversas lojas brasileiras, mas também no mercado internacional. “Os clientes estão animados. O que acontece e que as marcas hoje ainda veem a roupa como uma função de embelezamento, mas o público está buscando mais performance. A roupa também está evoluindo, assim como os nossos equipamentos de casa. A roupa tem que acompanhar esse movimento, essa inteligência. Esses tecidos inteligentes estão começando a ganhar a se consolidar”, finaliza.

FONTE: Diário do Nordeste