NOVA PLATAFORMA DE MODA DO RIO FORTALECE ECONOMIA CRIATIVA NO ESTADO

Rio Moda Rio conta com o Sistema FIRJAN como principal parceiro e foi desenhado em conjunto com os empresários do setor (Foto: Renata Mello)

O Rio Moda Rio, que tem o Sistema FIRJAN como principal parceiro, foi desenhado em conjunto com os empresários do setor, e reunirá na nova plataforma desfiles, rodadas de negócio, palestras de informação, edital de fomento para novos estilistas e premiação dedicada ao segmento.

“Queremos reforçar o desenvolvimento da Cadeia da Moda, um dos principais segmentos que gera emprego e renda no estado. O movimento Rio Moda Rio atende plenamente esse objetivo e o desejo dos nossos empresários de apostar em um novo formato de estímulo aos negócios do setor”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.

O Rio Moda Rio dará seu pontapé inicial com uma semana de desfiles, entre 14 e 18 de junho, no Píer Mauá, apresentando marcas como Osklen, Lenny, Isabela Capeto, Patricia Vieira, Blue Man e Alessa.

A programação multidisciplinar seguirá ao longo do ano, com edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do evento; ciclos de palestras temáticas em faculdades; exposições de relevância cultural e artística para a cidade; e, no fim do ano, um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias.

Rio Moda Rio reunirá desfiles, rodadas de negócio, palestras, edital de fomento para novos estilistas e premiação (Foto: Guarim de Lorena)

Ações de fomento

Com produção da Dream Factory e da L21, o Rio Moda Rio também vai contar com um espaço dedicado ao consumidor final para comercialização de produtos das marcas participantes, bem como de novos estilistas e designers.

O SENAI, como patrocinador master do Rio Moda Rio, e o SESI, como apoiador da nova plataforma, vão promover diversas ações de apoio às empresas da Cadeia da Moda. Alunos de cursos do SENAI e trabalhadores da indústria vão poder visitar o evento no Píer Mauá para ver de perto os talentos que lançam tendências e fazem a diferença na moda do Rio.

Na área de gastronomia montada no evento no Píer Mauá, outros setores industriais, como de cachaça e cerveja, também serão envolvidos. O movimento é um catalisador da indústria criativa e potencializa a participação da indústria do estado do Rio em diversas outras atividades.

Após as semanas de apresentação das coleções, empresários fluminenses vão participar de rodadas de negócios em outros estados, tendo a oportunidade de expandir o mercado de venda de seus produtos.

Fonte: Sistema FIRJAN