TECNOLOGIA: TECIDOS PARA A VIDA MODERNA

Conforme a Vicunha, os produtos da linha High Technology são versáteis e foram criados para acompanhar as mais diversas rotinas, das mais tradicionais às aventureiras. Por contarem com o Dryarn, fibra de alta performance mais leve do mundo, os artigos desta linha têm um denim com elevado desempenho, proporcionando leveza, isolamento térmico e respirabilidade. Outro lançamento da empresa na família dos tecidos inteligentes – que unem ciência, tecnologia avançada e moda – é a linha Perfect Fit, cujos artigos possuem altíssimo stretch e perfeita recuperação.

“Essa linha proporciona um conforto e um toque incríveis de denim, aliados a uma adaptação perfeita às curvas do corpo, abraçando a silhueta e gerando uma sensação de conforto e segurança. Ao pé da letra, a tradução do nome dessa linha seria corpo perfeito. A gente utiliza poliéster que tem a tecnologia t400, que é um fio mais especial que remete a conforto e alongamento. É uma calça que você usa o dia inteiro e ela não fica caindo. Ela deixa o corpo modelado. A gente usa viscose, que é uma fibra superinteressante, que confere toque e frescor aos tecidos”, acrescenta Francisco Gonzalez.

Ele destaca que o jeans está mais versátil, com tecnologias que proporcionam cada vez mais beleza, conforto e funcionalidade. “O jeans está se apropriando desse momento performance, tecnológico, fitness. Então, tudo o que a gente imaginou fazer em lycra, suplex e viscolycra, por exemplo, a gente está vendo o jeans se apropriar. Tecidos elastizados, superleves, com tecnologia. A gente está vendo o jeans entrar cada vez mais forte nisso, com a possibilidade de poder lavar e dar as nuances que só o jeans consegue”, acrescenta o coordenador de Marketing da Vicunha.

Elasticidade

Outra indústria que também tem focado no desenvolvimento de produtos funcionais e com aspecto refinado é a Santista Jeanswear. De acordo com a empresa, no high performance, uma novidade é o Duo Bi-Stretch, que tem elasticidade nos dois sentidos do tecido (urdume e trama), aliado ao liocel que confere um toque único e traz como benefício a mobilidade.

“A ideia é você ter uma roupa que tenha muita mobilidade. A gente conseguiu desenvolver um tecido que tem alto conforto, bastante mobilidade e aspecto refinado. Dá para fazer um esporte que não seja de muito impacto, ir para o escritório e sair à noite usando a mesma peça de roupa. A gente tem tecidos com até 83% de stretch. Então, você também pode fazer os mesmos tamanhos da moda esportiva, como P, M e G”, conta a gerente de Comunicação e Moda da Santista, Sueli Pereira.

Ela destaca que o objetivo é criar peças que possam ser bem utilizadas em qualquer situação, tanto em momentos esportivos, quanto em ocasiões mais formais. “É o denim para todos, em qualquer momento, em qualquer situação e em qualquer idade”, afirma.

Com duas plantas no Ceará, uma em Maracanaú e outra em Pacajus, a Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo e líder em vários segmentos, tem entre seus mais recentes lançamentos a linha High Technology Denim Dryarn, que também foi apresentada durante a Colombiatex 2017. “A gente usa o conceito de um fio muito fininho, que se chama Dryarn. A ideia é ter um tecido que te ajuda a respirar. Por exemplo, eu posso usar calça com esse tecido e vir trabalhar de bicicleta. O corpo vai emitir calor. O tecido vai ajudar a trocar essa temperatura ambiente, externa e interna. Então, eu não fico tão suado. É o que a gente chama de tecido inteligente. A gente fez duas bases, uma mais pesada e uma mais leve. A aceitação do mercado foi muito boa”, explica o coordenador de Marketing da Vicunha, Francisco José M. Gonzalez.

FONTE: Diário do Nordeste