TÊXTEIS PORTUGUESES LEVAM INOVAÇÃO À FEIRA TECHTEXTIL, NA ALEMANHA

Simultaneamente à Techtextil, ocorreu a Texprocess, mostra dedicada a equipamento e maquinaria para confecção. Nesta feira, participaram cinco empresas portuguesas, a AC Costura, a ASM – Artur S. Martins Filhos, a AUP – Automação de unidades de produção, a Gemfix e a Mind.

No âmbito das visitas efectuadas pelo Senhor Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís de Almeida Sampaio, às principais feiras da Messe Frankfurt, também os expositores portugueses da Techtextil e da Texprocess receberam a sua visita no dia 6 de Maio.

A participação portuguesa na Techtextil foi organizada pela Associação Selectiva Moda em parceria com o CITEVE e inclui as empresas A. Sampaio e Filhos, Artefita, Coltec, Cordex, Endutex Revestimentos, ERT, Faria da Costa, Fisipe, Fitexar, Fitor, Gulbena, Heliotextil, Idepa, Lipaco, Manifesto Moda, Penteadora, Smart Inovation, Têxteis Penedo e o CeNTI. Individualmente participou a empresa Carlom, especializada na produção de componentes para diversas indústrias.

Numa das maiores participações nesta feira, Portugal apresentou soluções inovadoras e alcançou novos clientes e mercados. Frankfurt é a montra ideal para as empresas comunicarem os seus produtos no mercado global dos têxteis técnicos.

Segundo a Associação Selectiva Moda, as empresas portuguesas levaram até Frankfurt diversos artigos, desde fio de polipropileno multifilamento para aplicações em soluções de têxteis técnicos de segurança ou para reforço do cimento; poliésteres e poliamidas com diversas funcionalidades técnicas, nomeadamente estímulo da circulação sanguínea, frescura, calor, leveza, anti-bacteriana; tecidos com luz e soluções para mobiliário, elásticos com silicone; elásticos ortopédicos; materiais eletroluminescentes e sensores de monitorização para o interior de veículos, entre outros.

Este ano, a Techtextil acolheu mais de 1.300 expositores, 68% dos quais oriundos de fora da Alemanha, reafirmando-se como a principal plataforma de marketing e sourcing para compradores e fabricantes de têxteis técnicos.

Fonte: messefrankfurt.pt