A indústria de confecção fluminense tem uma demanda crescente por informação técnica dos tecidos, que é uma das suas principais matérias-primas e impacta diretamente a qualidade do produto final, fidelizando clientes, consolidando as fábricas, mantendo os postos de trabalho e solidificando toda cadeia. Só o Polo de Moda de Petrópolis possui 2.049 empresas que geram mais de 13.400 empregos formais na cadeia da moda, da matéria-prima ao mercado.
Atento a isso, o SENAI promove, nessa 2ª edição do Costura Rio, palestras sobre novas técnicas e tecnologias e gestão de resíduos, além de levar a materioteca do SENAI Espaço da Moda – local que concentra os principais mostruários de lançamentos têxteis para o setor da moda. A programação é gratuita e aberta ao público, que pode fazer o credenciamento na hora.
Confira os horários e temas das palestras do SENAI no evento:
– Dia 27 de agosto, às 16h – Sala de palestras da feira
Palestra “Tecnologia Têxtil”: Apresenta todas as informações técnicas de fibras, fios e tecidos, principalmente os mais utilizados nas confecções de vestuário, além de apresentar as últimas novidades no segmento e os principais fornecedores desses materiais.
– Dia 27 de agosto, às 20h – Sala de palestras da feira
Palestra “A gestão responsável dos resíduos na cadeia da moda e a importância para a competitividade da sua empresa”: A palestra explica sobre o Protocolo de Gestão Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, metodologia criada pelo Sistema FIRJAN para auxiliar as indústrias de confecção a reduzir resíduos. O protocolo é mais uma ação da Federação em prol da competitividade do setor. Adotando as propostas do guia, as empresas podem aperfeiçoar seus processos produtivos e reduzir, em até 25%, o desperdício.
O protocolo está disponível para download gratuito no site.
– Dia 28 de agosto, às 18h – Sala de palestras da feira
Palestra “Técnica de Moulage e ramificações nos métodos de costura, qualidade e aparelhos”: A equipe técnica do SENAI apresentará a Moulage, técnica francesa de modelagem tridimensional aplicada diretamente no manequim, que permite visualizar o produto enquanto é modelado. A organização do posto de trabalho, métodos de costura e aparelhos acessórios que auxiliam no processo de produção e na qualidade da peça também serão temas abordados pela equipe.
Outro destaque do evento será a palestra de Ronaldo Fraga, considerado um dos principais nomes do mercado da moda brasileiro. O estilista vai traçar um paralelo entre a moda e a contemporaneidade na abertura do evento, no dia 26 de agosto, às 19h, no Theatro Dom Pedro I., no Centro de Petrópolis. Para participar da palestra de abertura, é necessário fazer a
inscrição prévia no site. As vagas são limitadas.
Em 2013, durante a primeira edição, mais de 3 mil pessoas visitaram o Costura Rio, que movimentou valor superior a R$ 80 milhões em transações comerciais no decorrer do ano. Com patrocínio do SENAI, o Costura Rio é realizado pelo Sindicato das Indústrias de Confecção de Petrópolis (Sindcon) e pela Prefeitura de Petrópolis. O evento recebe o apoio do Sebrae, da InterTv, do Hipershopping ABC e do Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa, além de ser uma iniciativa da Kappaun’s e ser co-realizado pela Fábrica de Ideias. Para mais informações,
acesse o site do evento.
Fonte: Sistema FIRJAN