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SALÃO BOSSA NOVA MODA E NEGÓCIOS ATINGE METAS NA EDIÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2014

 

O evento contou com 250 marcas expositoras, cerca de 25 mil visitantes e mil compradores convidados , palestras e mesas redondas. Realizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, o Salão Bossa Nova teve direção-geral de Eloysa Simão e encerrou a edição Primavera/Verão 2014 com excelente aceitação do mercado para a unificação dos salões. “Tivemos um aumento de público de outros estados do país e visitantes espontâneos, fato que confirma a força da moda carioca e o avanço do Rio de Janeiro no calendário de negócios de moda do país”, comenta Eloysa.

 

As grifes participantes demonstraram competência com a suas performances no evento, atingindo, em média, a meta proposta, que era vender entre 40% e 60% de suas coleções durante o evento.

 

Um diferencial desta edição foi o sucesso de vendas do maior mix de grifes de moda praia já reunido em um evento deste porte – foram 26 marcas deste segmento agrupadas no salão, apresentando suas coleções em primeira mão para os compradores. O destaque foi para a marca Blue Man, que encantou os visitantes com uma coleção inspirada no Brasil tropical e vendeu 50% a mais do que na mesma edição de Primavera/Verão 2013.

 

A marca de beachwear VIX, de Paula Hermanny, revelou que vendeu para todo o país e ainda conquistou clientes novos em estados como Sergipe, no qual a marca ainda não era encontrada. A R. de Sol, de moda praia, participou pela primeira vez e superou todas as expectativas de vendas. A CCM, de fitness, comemorou um aumento de 25% nas vendas em relação à edição de inverno, que foi a 1ª em que a grife participou.

 

Outro destaque do salão foi o lançamento no país da grife espanhola Desigual, que agitou o evento com performances de artistas todos os dias em seu estande. Patricia Hormaza, do marketing da grife, disse estar muito satisfeita com a calorosa recepção dos brasileiros para a chegada da marca aqui, comentou que a coleção vendeu muito bem e, a partir de agosto, as peças poderão ser encontradas nas multimarcas dos quatro cantos do país. “O Brasil é Desigual”, brincou ela.

 

As marcas de moda festa também se destacaram nesta edição. O estilista mineiro Victor Dzenk disse estar muito satisfeito com os negócios fechados durante o salão e confirmou a sua participação no próximo evento. As grifes Arthur Caliman e Fabulous, da Agilitá, tiveram um aumento de 20% em relação à última edição Primavera/Verão do evento.

 

O Fórum de Lojistas apresentou sete palestras com profissionais renomados do mercado, seguidas por mesa-redonda com a plateia para debate dos temas. A Ajorio levou a especialista Regina Machado para falar das tendências do mercado de joias e bijouterias. O badalado stylist José Camarano falou sobre como aguçar as “antenas” da moda, Patricia Rodrigues da Use Fashion falou sobre a importância das novelas no comportamento de consumo feminino e a antropóloga Hilaine Yaccoub contou sua experiência na equipe do bureau de comportamento “Consumoteca”, voltado aos estudos dos perfis de consumidores. No último dia, o portal WGSN fez uma importante palestra sobre as tendências para a temporada Inverno 2014.

 

Com o apoio do Sebrae e do Sistema FIRJAN, e sob a consultoria do IN-MOD, 120 empresários do Rio de Janeiro e outros dez estados – Alagoas, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Paraná – apresentaram, no Salão Bossa Nova, suas novas criações em roupas e acessórios para a temporada Verão 13/14.

 

Entre os empresários trazidos pelo Sebrae, um dos destaques foi a marca de moda feminina mato-grossense Tugore, que dobrou seu volume de negócios em comparação à edição passada de Verão. Já a grife de acessórios catarinense Fabiana Silva, estreante em grandes salões no Rio de Janeiro, comercializou mais de 1.200 peças. As marcas In Bits e Tai Dai apresentaram desempenhos superiores a 80% e 70%, respectivamente, em relação à temporada anterior. Sob a coordenação da Firjan, a grife de moda feminina Mananciais, por exemplo, cresceu 60% em comparação à edição passada.

 

“Foi um evento de muito aprendizado, de adequações e atípico por ter acontecido desassociado ao Fashion Rio. Para essa estreia, o Sebrae apresenta números recordes: 11 estados participantes e 75 empresários que, pela primeira vez, contam com uma nova ferramenta de aproximação comercial: a Central de Oportunidades, que visa estender as oportunidades de negócios que nasceram durante o período do Salão”, explica Juliana Borges, Coordenadora Nacional da Carteira de Moda do Sebrae Nacional.

 

“Essa primeira edição do Salão Bossa Nova de Moda e Negócios mostrou a importância da junção dos eventos Rio-à-Porter e Fashion Business. Esta já era uma demanda do empresariado e do setor e que agora, colocada em prática, tende a fortalecer e engrandecer o segmento. Nossas expectativas para a próxima edição, que acontece em novembro paralelamente ao Fashion Rio, são as melhores; temos certeza de que mais uma vez o evento irá ‘bombar’”, diz vice-presidente da FIRJAN, Carlos Ieker.

 

O 1º Salão Bossa Nova Moda e Negócios contou com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro – Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN); da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); da TexBrasil; da APEX; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD); do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro (Sinditêxtil) e do Sindiroupas.

 

A próxima edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, com as coleções Outono/ Inverno 2014, acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2013, no Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro, em paralelo a 24ª edição do Fashion Rio, que se estende até o dia 11.

 

Fonte: Portal Fator Brasil – RJ

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