O GRUPO ADIDAS ESTÁ COMPROMETIDO EM AUMENTAR A SELEÇÃO DE VOLUMES DE ALGODÃO DA BCI NOS PRÓXIMOS ANOS
MATERIAIS SUSTENTÁVEIS E RECICLADOS QUE USAMOS
Os materiais sustentáveis mais comumente usados são o polyester reciclado, borracha reciclada, algodão orgânico, “Better Cotton”, Ácido Polylatico (PLA), Tencel (uma fibra feita da polpa da madeira), e lã não mulesada para vestimentas e couro.
Nós selecionamos vários materiais reciclados como palmilhas embutidas, têxteis, metais, plásticos, embalagens e borracha. As companhias que trabalhamos que fazem pratos plásticos injetados para as botas de futebol americano estão agora reciclando 99% das sobras de volta na produção. E eles também tem sido capazes de aumentar a porcentagem de EVA (material utilizado em palmilhas) que podem ser retriturados e reutilizados em sapatos.
SUSTENTÁVEL / BETTER COTTON
O Grupo Adidas está comprometido em aumentar a seleção de volumes de algodão da Better Cotton Initiative (BCI) nos próximos anos. Nós somos um dos membros fundadores da Iniciativa BCI. A BCI não pretende somente diminuir o uso de pesticidas, ela também promove o uso eficiente de água, rotação de culturas e condições justas de trabalho. Em 2013 nós compramos mais de 23% do nosso algodão da Better Cotton, claramente excedendo a marca de 15%. Esse é um passo gigante em direção à nossa meta de utilizar 40% de Better Cotton até 2015. Nosso sucesso é resultado do estabelecimento de claro de uma meta – ambos através de fornecedores e equipe interna que apoiaram a seleção de Better Cotton para os nossos produtos.
Em 2018 nós nos comprometemos a utilizar 100% do algodão em nosso produtos como o sustentável. Algodão sustentável nesse contexto significa Better Cotton, algodão orgânico certificado e qualquer outra forma de algodão produzido sustentavelmente que estiver disponível atualmente ou que estará no futuro.
O INFOGRÁFICO BETTER COTTON
MATERIAIS QUE NÃO USAMOS
O Grupo Adidas não seleciona materias primas de nenhuma specie em perigo ou ameaçada, como as que estão na lista vermelha e definidas pela União Internacional pela Conservação da Natureza e Recursos Naturais – International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN). Nós não toleramos testes com animais para novos produtos ou desenvolvimento de materiais. E, onde necessário, pedimos confirmação escrita dos nossos licenciados, em particular para o ramo de cosméticos, que eles façam a adesão restrita às nossa regras.
Já se vão mais de dez anos desde que o Grupo Adidas produziu uma lista de substâncias restritas pela primeira vez e aproximadamente o mesmo tempo desde paramos de utilizar o PVC em nas aplicações principais. Agora as diretrizes de materiais são atualizadas duas vezes ao ano para cada nova estação. Portanto, as coisas já vem de um bom tempo desde lá. E a chave para maiores sucessos no futuro é a colaboração mais próxima a outras marcas e fornecedores.
Fonte: ABRAPA