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PRIMEIRO EVENTO GIRO MODA DE 2015 APONTA NOVIDADES E MACROTENDÊNCIAS DO MERCADO

O objetivo do Giro Moda, organizado pelo Sistema FIRJAN por meio do SENAI Moda Design, é orientar as indústrias do estado fluminense na confecção de produtos e auxiliar o desenvolvimento do setor.

Na parte da manhã, as especialistas do SENAI Moda Design Milena Cariello e Carol Fernandes apresentaram os estilos e as cores predominantes nos principais desfiles do exterior e compartilharam as macrotendências dos maiores centros comerciais internacionais. À tarde, o evento abordou temas como moda masculina e infantil, calçados, acessórios e lingerie.

Em sua palestra de Confirmação Verão 2015/16, Milena Cariello ressaltou a leveza e o conforto do vestuário da estação mais quente do ano: “Este é um verão muito empolgante, natural e descontraído. O importante é estar ao mesmo tempo à vontade e descolado”. Além de peças da cor branco puro e do look total branco, as cores de maior destaque, segundo ela, são as variações de tons pastéis, o flamingo, o limão siciliano e as tonalidades do pôr do sol. Milena reforçou a tendência das peças cropped (camiseta ou blusa mais curta) e de renda guipir. Calças pijama, franjados naturais e paetês coloridos também entram na lista. Estampas de animais, como pássaros, girafas e leopardos, mosaicos, mensagens, frases e desenhos coloridos psicodélicos ganharam projeção. No seu Top 10, Milena exaltou os listrados (diagonal ou vertical), a tecnologia japonesa (coleções simples que estudam respiração e movimento do corpo), o estilo boho (mistura de hippie, étnico e boêmio, sempre com venda certeira, segundo a especialista) e o retorno das formas das décadas de 1970 e 1990.

Macrotendências e Inverno feminino de 2016

Na sequência, foi a vez de Carol Fernandes comentar sobre macrotendências. A palestrante abordou três temas: Audácia, Detox e Revolução. O primeiro, segundo ela, diz respeito à “importância de correr riscos, pois geram novidades e vão delinear o desenvolvimento da sociedade”. A especialista de moda ressaltou o poder das mulheres sobre seu corpo e seu estilo, o empreendedorismo Y (transformação do espaço da loja) e a ousadia para buscar modelos que agradem a pluralidade de gêneros da atualidade. O Detox, na definição da especialista, significa uma vida mais minimalista, onde a qualidade vence a quantidade. Os mercados Detox abrangem produtos orgânicos e vegetarianos. Os conceitos de cultura verde, inteligência da natureza e arte imaterial foram citados como chaves para uma vida mais calma, desacelerada e saudável. Segundo Carol, produtos “conscientes dos problemas da sociedade”, que passam uma mensagem para os consumidores, estão em alta no mercado. O terceiro elemento das macrotendências, a Revolução, é “o encontro do velho e do novo, já que não vivemos no passado nem no futuro”, segundo as palavras de Carol. Para ela, a aliança entre técnica e tecnologia, a realidade virtual e a tecnologia vestível (roupas que detectam gastos de energia e auxiliam na performance) são fundamentais no mundo atual.

Ainda no palco, Carol Fernandes analisou os desfiles de inverno. Ela mostrou o sucesso de materiais com textura, como veludo, jeans e rendas leves. Alguns dos estilos mais citados por Carol foram os esportivos (com tecidos mais nobres), o simples luxo (limpo e puro), o boho, o folk (country) e o vintage. Cores como bronze, chocolate, branco, vanilla e gelo, além de azul empoeirado, pêssego e petróleo, foram citadas como fortes candidatas a sucesso de vendas. Roupas com detalhes franjados, bordados, com cava geométrica e com botões exagerados também devem marcar o inverno. Entre outras tendências, Carol lembrou as estampas espelhadas, florais, “risque e rabisque” e paisagens.

Moda masculina e infantil

Na parte da tarde, o evento contou com a participação da modelista do SENAI Moda Design Claudinéia Ferraz, que falou sobre técnicas de modelagem e deu orientações “passo a passo” ao público. Claudinéia ainda ressaltou alguns dos pontos fortes do inverno: capas, peças esportivas, macacões utilitários, vestidos longos, transpasses, entre outros. Em seguida, Milena Cariello voltou ao palco para expor os detalhes da moda masculina. Segundo ela, as apostas da estação mais fria são ternos com “pegada” esportiva, moletom com peças sofisticadas, jaquetas aviadoras e calças remodeladas, esportivas e confortáveis. Os “novos neutros” foram citados como cores preferidas para modelos masculinos, sendo os brancos, o khaki e o tabaco as de maior destaque desse conjunto. Camisas de bases leves e funcionais (com bolsos ou compartimentos), com estampas camo (estilo militar moderno), letras em destaques, recortes e brincadeiras de tecido fazem parte do repertório. Carol Fernandes também voltou a interagir com o público para comentar sobre o universo de moda infantil, que exige indumentária confortável. Temas divertidos como planetas, animais e personagens famosos são os mais explorados. Roupas “riscadas” com cores variadas, metálicas, maçã, ocre, pavão e selva urbana fazem sucesso entre as crianças.

Em seguida, a especialista de joias Eliana Andrello compartilhou novidades sobre adornos e bijuterias, que passam a ser usadas como estampa e como botões em ouro e prata. O design passa a ser mais limpo, com menos informação. Detalhes que comuniquem a marca, braceletes em pérolas negras e peças com muita pedraria e estampa também são apostas. “Se não temos tecnologia, temos que buscar parceiros para capitalizar. Precisamos valorizar o que produzimos no Rio”, salientou Eliana. A analista de moda Paula Chaves trouxe, na sequência, o cenário dos calçados e acessórios no mundo da moda. Ela destacou os itens de camurça e couro liso e polido. Estilos retrô futurista, underground, gótico e grunge também voltam a ter força no mercado. Outros destaques foram para a bolsa shopper unissex (maiores e práticas), bolsas saco embelezadas e botas com amarrações. Algumas das cores predominantes nos calçados são vermelho profundo, púrpura, verde floresta e tons pastéis empoeirados.

Roupas de praia, fitness e lingeries

Para falar sobre “Praia e Fitness”, a analista de moda Ariane Alves foi chamada ao palco. Entre as roupas fitness, ela deu destaque para os tops com fechos frontais, pequenos detalhes e novos cortes, modelos básicos, barrados e os aqualoucos (baseados nas roupas de banho da década de 1930). Além disso, os novos modelos têm funcionalidade (pequeno bolso na parte de trás), ar central e transparência. Os biquínis também estão mais sofisticados, com abertura frontal, estampas localizadas e entrelaces variados na sustentação da parte de trás. Shorts com corte a laser nas saídas de praia, maiôs mais ousados (com decotes profundos) também são apostas das roupas de praia.

Para fechar o dia de palestras, Milena Cariello falou sobre moda íntima feminina. Um detalhe importante, segundo ela, é relacionar as lingeries com datas comercias, especialmente dia dos namorados, para definição de estilo e cor. Sutiã sem bojo, com fecho frontal e renda que gera aspecto geométrico foram citados pela especialista, que destacou, ainda, o retorno da linha “basic chic” e lembrou da importância da união entre estilo e tecnologia.

(Lucas Baldez / Movimento Sindical FIRJAN)

 
 
 
 
 
 
 
 

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