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JOVENS EMPREENDEDORES BRASILEIROS SÃO MAIS PREOCUPADOS COM QUESTÕES ÉTICAS E SOCIOAMBIENTAIS


Dois em cada três jovens declaram o desejo de abrir seu próprio negócio nos próximos anos (Foto: Renata Mello)

“Temos que chamar esses jovens e ser uma porta de entrada para eles na carreira empresarial. Por isso é fundamental conhecer seu comportamento”, afirmou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.

Nesse contexto, o Sistema FIRJAN realizou a pesquisa “Jovens Empresários Empreendedores” em cidades do Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Reino Unido e Rússia. O estudo joga luz sobre o que distingue os empreendedores brasileiros dos outros jovens de sua geração e dos demais empreendedores do mundo, em relação a seus valores e crenças e à sua relação com o trabalho e as entidades associativas.

Quando comparados aos não empreendedores, os jovens empresários brasileiros se mostram mais audaciosos, autoconfiantes e bem-sucedidos em colocar em prática seus ideais, o que se traduz em maior realização pessoal. No mercado de trabalho, se sobressaem pelo maior gosto pela liderança e por manterem uma boa rede de contatos profissionais.

Na comparação internacional, os jovens empreendedores brasileiros se mostram menos individualistas e mais preocupados com questões éticas e socioambientais do que seus pares estrangeiros.

“Fizemos essa pesquisa para ter um parâmetro de como criar um ambiente adequado para esse público dentro da FIRJAN. Percebemos que esse empreendedor necessita de mais informação, de mais cuidado. Precisamos criar algo novo. É necessária uma estratégia para trabalhar a sucessão e para que eles entendam a importância do trabalho em conjunto”, afirmou Poliana Silva, presidente do Conselho Empresarial de Jovens Empresários da FIRJAN.


Eduardo Eugenio defende ser fundamental conhecer o comportamento do jovem empreendedor (Foto: Renata Mello)

Motivações e entraves

O estudo da FIRJAN também evidencia que a realização pessoal, a busca por qualidade de vida e o retorno financeiro são os maiores motivadores do empreendedorismo entre os jovens no Brasil. Uma vez empreendedor, o brasileiro da Geração Y destaca a elevada carga tributária e a burocracia como principais entraves para seus negócios, de forma muito mais intensa que a média das demais cidades pesquisas.

“A Geração Y precisa ser compreendida, porque trabalha de uma maneira nova. Está presente em nossas empresas e se torna cada vez mais importante para a economia. Até para nós a retermos e trabalharmos em conjunto, é preciso entender seus anseios e demandas”, disse Frederico Vieira de Freitas, coordenador do Núcleo de Jovens Empresários da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Norte Fluminense e presidente da Isocamp.

Apoio ao empreendedorismo

A fim de apoiar esses jovens empreendedores, o Conselho de Jovens Empresários da FIRJAN revisou seu posicionamento e planejou novas ações para 2017. A Comissão Y e Z, formada por empresários e vinculada ao Conselho, promoverá reuniões e iniciativas para atender a esse público, fortalecendo sua participação e aproximação com a indústria fluminense.

Em reforço a essa ação, os Núcleos de Jovens Empresários, já atuantes no Centro-Sul e Norte Fluminense, serão expandidos para todas as Representações Regionais FIRJAN/CIRJ.

“Isso será fundamental para aumentar a atuação e presença da indústria na vida desses empreendedores. Temos várias empresas de grande porte com jovens em sua linha sucessória, além dos que empreendem de forma independente, em todas as regiões do estado”, analisou Bruno Oliveira, sócio do grupo Critério e MR Pharma.

A pesquisa “Jovens Empresários Empreendedores” foi entregue aos empresários na reunião do Conselho de Jovens Empresários da FIRJAN, realizada em 8 de dezembro, na sede da Federação.

Acesse a pesquisa Jovens Empresários Empreendedores

Fonte: Sistema FIRJAN

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