Giro Moda antecipa tendências do outono/inverno 2019
Veludo cotelê, xadrez colorido, sobreposições e mix de estamparias dominarão as coleções outono/inverno 2019. As novidades foram apresentadas no Giro Moda – realizado nesta terça-feira, 27 –, no Teatro SESI Centro, que traz aos profissionais do setor orientações a partir do que foi observado nas principais semanas de moda internacionais e nacionais.
De acordo com Nathalia Coelho, analista técnica Setorial do Sistema FIRJAN, assim como nos anos anteriores, as macrotendências que norteiam as tendências para a próxima temporada são a transgenesi, o icyber e o mix maker.
“O primeiro diz respeito aos opostos se enfrentando e coexistindo, trazendo um visual mais disruptivo e transgressor. O segundo é derivado das inovações tecnológicas, possibilitando peças mais funcionais e confortáveis. Já o terceiro diz respeito a uma produção baseada em colaboração, sustentabilidade e artesanato”, explicou.
O ativismo decorrente da polarização de pensamentos políticos e sociais, por exemplo, é, segundo Nathalia, representado em camisas com mensagens feministas e positivas, tanto na moda feminina quanto na masculina e infantil. “Outra tendência identificada na transgenesi é o encurtamento das peças, marcado pelo retorno das minissaias e predominância de calças pantacourt, que têm comprimento até a canela”, apontou.
Nathalia Coelho, analista técnica Setorial do Sistema FIRJAN, explica que as macrotendências transgenesi, icyber e mix maker norteiam as tendências para a próxima temporada | Foto: Vinícius Magtalhães |
Acessórios
Eliana Andrello, especialista Setorial de Joias, Calçados, Bolsas e Acessórios da FIRJAN, apontou um tom mais dramático nos acessórios, com presença forte de peças pretas e correntarias: “Essa tendência será tanto para homens quanto para mulheres”. Ela também destaca que o mercado masculino de moda é um setor em ascensão que pode ser mais bem explorado no Brasil.
“Saber o que está impulsionando a criação das peças permite que o empresário se adapte melhor, seja mais criativo e aumente as vendas”, ressalta Valéria Berkovitz, CEO da VYX Ipanema. A empresária acompanha o Giro Moda, e o considera fundamental para estar sempre por dentro das principais tendências de todo o mercado da moda.
Para Antonio Berenguer, conselheiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o empresário da moda é um dos que mais precisa lidar com a concorrência externa e, por isso, não pode ficar para trás.
“A moda se renova a cada coleção, ainda mais com o mundo globalizado e facilidade de acesso à informação. Acompanhar as macro e microtendências é essencial para ser competitivo”, diz ele que também é diretor do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ).
Confira as datas e locais das edições do Giro Moda no interior:
Dia: 04/04 – Itaperuna
Horário: 17h
Local: Rua Apolinário Cunha, 51 – Cidade Nova
Dia: 05/04 – Nova Friburgo
Horário: 17h
Local: SENAI Espaço da Moda – Av. Conselheiro Július Arp, 85 – Centro
Dia: 10/04 – Três Rios
Horário: 17h
Local: Rua Isaltino Silveira, 90 – Cantagalo
Dia: 11/04 – Niterói
Horário: 9h30
Local: Rua Visconde de Uruguai, nº 535 – 12º andar – Centro
Dia: 12/04 – Cabo Frio
Horário: 9h30
Local: Escritório Regional do Sebrae – Rua Raul Veiga, 153, Loja 01 – Centro
Dia: 17/04 – Volta Redonda
Horário: 17h
Local: Rua 156, 220 – Laranjal
O Giro Moda irá percorrer outras nove unidades da FIRJAN no interior do estado do Rio | Foto: Vinícius Magalhães |
Fonte: Sistema FIRJAN