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CONFECÇÃO DO FUTURO: DE OFICINA TÊXTIL A CENTRO DE EXCELÊNCIA

 

O objetivo é selecionar, projetar e colocar em operação a tal “Confecção do Futuro”, que servirá de referência aos empresários do setor como unidade de demonstração. “A ideia não é só gerir, mas criar ativos escassos. Ou seja, aspectos difíceis de copiar, como relações entre empresa, clientes, fornecedores e centros de pesquisa, ou mesmo a marca, que faz parte desse conceito mas não é necessariamente uma inovação”, explica Caetano Ulharuzo, especialista em projetos da ABDI.

 

A iniciativa é parte de um trabalho realizado desde 2007 entre ABDI, Abit, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai Cetiqt) e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), para estabelecer estratégias para a indústria têxtil em 15 anos (2008-2023), sinalizar tendências e formular um plano que aumente a competitividade do setor têxtil e de confecção brasileira, destaca Ulharuzo. Foi quando se chegou à conclusão de que o elo mais importante dessa cadeia é o de confecção – apesar de ser o mais fraco de todos.

 

“Dada a não-internacionalização dessa cadeia de valor, (esse elo) é o mais importante para sua sobrevivência: ele é comprador de todos os insumos dos elos anteriores, bem como utilizador de grande parte dos serviços de beneficiamento existentes”, ressalta.

 

Sylvio Napoli, coordenador da área de tecnologia e inovação da Abit, fala mais sobre a importância de aplicar conceitos inovadores “no elo mais fraco”, porém “mais importante”, mas sob outro aspecto: segundo ele, 80% dos trabalhadores dessa cadeia precisam de “ingredientes que melhorem seu patamar” para que ele se profissionalize. Em resumo, a ideia é aplicar conceitos de tecnologia da informação dentro de um processo que hoje é feito manualmente.

 

“O trabalho de costurar é antigo, mas é preciso mudar os conceitos e atualizá-lo. Além de alterar processos, como corte de tecidos, foi delineada a necessidade de criar uma escola para a costureira saber trabalhar na frente do computador. Ou seja, inserir automação para melhorar processos, qualidade dos produtos, reduzir custos e até ‘resgatar a autoestima’ desses profissionais, que se tornarão mais qualificados”, acredita.

 

Como funciona – A “Confecção do Futuro” envolve consultoria especializada em projetos de manufatura e instalação de unidades produtivas, que inclui representantes do Senai Cetiqt. O projeto se divide em quatro etapas (definição conceitual da “Empresa de Confecção do Futuro”; apresentação de conceitos a empresários e seleção de interessados; entrevista e seleção; elaboração de estudo de viabilidade técnica e econômica futurista e implantação do empreendimento) e deve acontecer ao longo de um período de 12 meses, com recursos da agência.

 

“As modernizações que pretendemos alcançar vão desde vendas pela internet, conexão com redes de inovação industrial e institucional, postura mercadológica ofensiva, atuação global, gestão profissionalizada, certificação e design incorporado ao modelo de negócios, entre outros. A expectativa é que essa “Confecção” seja diferenciada da tradicional, tanto em modelo de negócio como em gestão, processo e produto”, ressalta Ulharuzo. Segundo ele, o projeto está em andamento, mas ainda será constituída a comissão avaliadora para selecionar a empresa.

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