Notícias

CURSO INTELIGÊNCIA COMERCIAL PARA O MERCADO INTERNACIONAL

 
O curso, ministrado pelo especialista em negócios internacionais, Sergio Pereira*, irá identificar as áreas de maior destaque para as empresas e discute, de forma crítica, o futuro das regiões analisadas. Também apresenta métodos de seleção e análise de dados e informações que podem orientar a tomada de decisões de empresários e profissionais.
 
O investimento é de R$ 250,00 para os associados aos sindicatos, ao CIRJ e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN (Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Metodista Bennett). Para demais participantes, o curso tem o valor de R$ 330,00.
 
As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário disponível neste link, que depois deverá ser enviado para o e-mail firjaninternacional@firjan.org.br. Mais informações através deste mesmo e-mail ou do telefone (21) 2563-4600.
 
Programação do curso:
 
1. Amplitude e aplicação das ações de Inteligência de Mercado Internacional
– Definição de Inteligência Comercial
– Aplicação em mercados globais
 
2. Inteligência competitiva e a importância para o desempenho das empresas
– Solidificação e expansão de negócios atuais
– Identificação de novos mercados
– Identificação de tendências
– Prevenção contra riscos
 
3. Dados, informação, conhecimento e decisão
– Transformando dados em informação e informação em conhecimento
– Orientação das tomadas de decisão
 
4. Quais dados são relevantes para o processo de inteligência?
– Onde localizá-los e como acessá-los
– Fontes Primárias
– Fontes Secundárias
 
5. Recursos para acessar os principais pilares da inteligência de comercial em escala global
– Tarifas, barreiras não tarifárias, ambiente regulatório
– Importadores, exportadores, distribuidores, representantes, trading companies
– Análise setorial, inadimplência, indicadores econômicos, preços praticados, volumes transacionados
 
6. Ferramentas usadas na Inteligência Comercial
 
*Sergio Pereira, internacionalista, especialista em negócios internacionais. Sócio fundador da Ankon, consultoria especializada em internacionalização. Atua há 24 anos na área. Liderou processos de internacionalização em empresas de diferentes portes e setores. Por quase dez anos foi Gerente de Mercado Internacional da Nitro Química (Votorantim Química à época).  Vivência internacional de 13 anos, ao longo dos quais negociou em cerca de 40 países. É professor do MBA da FIA-USP, palestrante e autor de artigos e coautor de livros dedicados ao tema.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.