O curso, ministrado pelo especialista em negócios internacionais, Sergio Pereira*, irá identificar as áreas de maior destaque para as empresas e discute, de forma crítica, o futuro das regiões analisadas. Também apresenta métodos de seleção e análise de dados e informações que podem orientar a tomada de decisões de empresários e profissionais.
O investimento é de R$ 250,00 para os associados aos sindicatos, ao CIRJ e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN (Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Metodista Bennett). Para demais participantes, o curso tem o valor de R$ 330,00.
Programação do curso:
1. Amplitude e aplicação das ações de Inteligência de Mercado Internacional
– Definição de Inteligência Comercial
– Aplicação em mercados globais
2. Inteligência competitiva e a importância para o desempenho das empresas
– Solidificação e expansão de negócios atuais
– Identificação de novos mercados
– Identificação de tendências
– Prevenção contra riscos
3. Dados, informação, conhecimento e decisão
– Transformando dados em informação e informação em conhecimento
– Orientação das tomadas de decisão
4. Quais dados são relevantes para o processo de inteligência?
– Onde localizá-los e como acessá-los
– Fontes Primárias
– Fontes Secundárias
5. Recursos para acessar os principais pilares da inteligência de comercial em escala global
– Tarifas, barreiras não tarifárias, ambiente regulatório
– Importadores, exportadores, distribuidores, representantes, trading companies
– Análise setorial, inadimplência, indicadores econômicos, preços praticados, volumes transacionados
6. Ferramentas usadas na Inteligência Comercial
*Sergio Pereira, internacionalista, especialista em negócios internacionais. Sócio fundador da Ankon, consultoria especializada em internacionalização. Atua há 24 anos na área. Liderou processos de internacionalização em empresas de diferentes portes e setores. Por quase dez anos foi Gerente de Mercado Internacional da Nitro Química (Votorantim Química à época). Vivência internacional de 13 anos, ao longo dos quais negociou em cerca de 40 países. É professor do MBA da FIA-USP, palestrante e autor de artigos e coautor de livros dedicados ao tema.