FIRJAN APRESENTA MACROTENDÊNCIAS DE MODA EM PALESTRA NO VESTE RIO
Carol Fernandes destacou três macrotendências, apontando-as como importantes quebras de padrões na moda (Foto: Renata Mello)
O Veste Rio contou ainda com área de convivência, espaço gastronômico, workshops e palestras. A especialista da Federação, Carol Fernandes, falou sobre a “Tendência de comportamento e consumo para a próxima temporada” para um grupo de empresários e estudantes de moda.
Carol destacou três macrotendências, apontando-as como importantes quebras de padrões na moda e no estilo de vida da sociedade, como o conceito MINI.max. O movimento mostra que grupos antes tratados como minorias, mesmo às vezes não sendo, ganham agora visibilidade e abrem espaço para uma série de micro mercados: “Começamos a ver o tema diversidade sendo cobrado pelas pessoas e as empresas precisam se reposicionar”.
Segundo a especialista, é importante entender as outras duas macrotendências, com movimentos de pessoas que focam em tecnologia e na busca pelo equilíbrio, e os anseios das novas gerações, pois são transformações que passarão a nortear o setor.
Público acompanhou atento a palestra sobre tendências de produção e consumo (Foto: Renata Mello)
“Temos que olhar para essas mudanças como uma oportunidade e não como uma ameaça. Não quer dizer que todos devem seguir pelo mesmo caminho, é importante conhecer o seu público. Mas hoje as empresas que estão crescendo são as empresas que estão atentas a esses movimentos. Temos muitas marcas no Rio estabelecidas, mas é hora de inovar”, explicou Carol.
A empresária Jandira Barone, diretora da Tristar, assistiu à palestra e ressaltou que as empresas estão procurando inovar para conseguirem se destacar no mercado. “Hoje em dia todo mundo tem acesso às informações. Então é fundamental procurar locais novos de pesquisa, outros caminhos, para não fazer tudo igual. É preciso se diferenciar para se manter no mercado”.
O Veste Rio aconteceu entre 11 e 14 de maio, na Marina da Glória. Realizado pela revista Vogue e o caderno Ela, do jornal O Globo, o evento contou com apoio do Sistema FIRJAN, por meio do SENAI.
Fonte: Sistema FIRJAN