FÓRUM DE MODA DISCUTE QUESTÕES LEGISLATIVAS PARA FOMENTAR O SETOR
No encontro, Flávia Henrici, chefe da Divisão de Defesa de Interesses Coletivos da Federação, explicou a atuação do setor jurídico para atender às demandas da cadeia produtiva de moda. Já Sandro Machado, consultor Jurídico Tributário da Federação, expôs os pontos mais importantes da Lei 6.331/12, conhecida como Lei da Moda, que prorrogou até 2018 o regime tributário especial, diminuindo de 19% para 2,5% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o faturamento mensal.
“Traçamos o panorama atual de assuntos legislativos e tributários, esclarecendo dúvidas. Tenho certeza de que essas reuniões vão gerar resultados positivos para o segmento”, destacou o coordenador do grupo, Roberto Leverone, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada Fluminense – Área II e diretor-proprietário do Grupo Floc. Para Cláudio Marques, diretor da CCM Sports, a consolidação do grupo de trabalho é de extrema importância para fomentar o setor: “A proximidade entre o Sistema FIRJAN e os empresários é fundamental para criar soluções baseadas em nossas demandas”.
O Fórum é composto por outros quatro grupos: Identidade e Futuro; Novas Tecnologias e Inovação; Educação Profissional e Executiva; e Acesso, Mercado e Ações Comerciais. A reunião aconteceu no dia 7 de outubro, na sede da Federação.
SENAI MODA DESIGN LEVA MARCA CRIA RIO! PARA A 14ª EDIÇÃO DO MINAS TREND
Com o objetivo de fortalecer a imagem do Rio como lançador de tendências e gerador de negócios de moda, o Sistema FIRJAN, por intermédio do SENAI Moda Design, em parceria com o Sebrae e os sindicatos industriais do setor, levou a marca CRIA CRIO! para a 14ª edição do Minas Trend, realizado de 7 a 10 de outubro, em Belo Horizonte. Considerado um dos principais eventos do Brasil, a iniciativa apresenta o preview da coleção Outono/Inverno 2015 junto com um espaço de geração de negócios.
Ao todo, 14 empresas do CRIA RIO! participaram do evento: Malu Sanffer, Priscila Gonçalves, Ntees, Carolina Massière, Metal & Cia, 409, Tai Dai, Ame Bijoux, Anna V, Glória Erthal, Monica Krexa, Pili’s Secret, Bessie e Eneida França, sendo quatro de vestuário, sete de joias e bijuterias e três de calçados e acessórios.
Para Ana Paula Meira, diretora criativa da Ame Bijoux, participar de feiras fora do estado é uma grande oportunidade para consolidar a imagem de sua empresa. “Desde que comecei a participar do CRIA RIO! aumentei minhas vendas de atacado e expandi meus clientes, principalmente em Minas Gerais, no Nordeste e no Sul do país”.
A marca CRIA RIO! foi lançada em 2013 pelos sindicatos patronais dasindústrias de moda, sob a coordenação do SENAI Moda Design. Só no ano passado, o projeto levou para fora do estado empresas de diversas regiões fluminenses, gerando R$ 2,67 milhões em vendas.
Fonte: Carta da Indústria nº668