GIRO MODA APRESENTA MACROTENDÊNCIAS PARA O VERÃO 2017
“Portland é a sede de marcas renomadas e seu diferencial é criar valor. É o lugar que estabeleceu a meta de ser sustentável e criou um ambiente criativo a partir de um planejamento estratégico. Com isso, proporcionou um ecossistema favorável para as empresas que também têm essa visão”, explicou o consultor.
Para o consultor Marcelo Tôrres, a criatividade e a cultura de pertencimento fluminense são aspectos a serem explorados para fortalecer o setor (Foto: Vinícius Magalhães)
Para Tôrres, o estado do Rio tem potencial e características para investir em estratégia semelhante. Ele destacou que a criatividade e a cultura de comunidade e pertencimento fluminenses são aspectos a serem explorados para fortalecer ainda mais o polo industrial de moda.
“O Rio tem todas as condições favoráveis para criar um planejamento integrado que promova esse desenvolvimento. Já para as indústrias, é muito importante entender que o produto é só uma parte. O foco deve ser a marca, não a fábrica”, avaliou.
Giro Moda levou informações qualificadas sobre o setor para fortalecer o poder competitivo das empresas (Foto: Vinícius Magalhães)
Tecnologia e tendências em produto
Na palestra sobre as tendências em produto e tecnologia para o próximo verão, especialistas da Federação abordaram as novidades e confirmações observadas nas ruas e eventos de moda da Europa.
Carol Fernandes, especialista técnico da Federação, destacou que a comunicação clara e eficiente com o consumidor é a macrotendência, que pode gerar um diferencial competitivo para as empresas. “É preciso fazer algo a mais para atrair o cliente e entender o que ele deseja. Quem falar a linguagem do público vai sair na frente dos concorrentes”, avalia.
De acordo com ela, para o verão 2017 as empresas devem continuar investindo no segmento fitness, explorando o estilo esportivo de forma menos óbvia: “O fitness é muito forte, e toda loja tem um espaço para essa categoria. São peças que devem ter maleabilidade e mobilidade, mas sem parecer uma roupa clássica de academia”.
Especialistas da FIRJAN mostraram novidades observadas nas ruas e eventos de moda da Europa (Foto: Vinícius Magalhães)
Segundo Julio Lemos, analista técnico em Têxtil da FIRJAN, as tecnologias vestíveis têm sido utilizadas para aumentar o valor agregado das peças e se tornam cada vez mais acessíveis ao consumidor. Uma das inovações é o uso de biocerâmica, que ajuda no combate à celulite, nos tecidos de jeans. “Vimos uma loja em que praticamente todas as peças tinham algum tipo de tecnologia. É algo que está sendo massificado e usado em larga escala”, afirma.
Para Addison Meneses, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras de Petrópolis (Sindcon), conhecer a experiência internacional foi importante para pensar em novas formas de atuação: “Foi muito interessante notar como o conceito muda não só as marcas, mas as cidades. O Rio é muito rico nisso, e é algo com que podemos trabalhar. A indústria vir depois da proposta é uma ideia totalmente diferenciada do passado, que pode abrir oportunidades”.
O Giro Moda: Alto Verão aconteceu em 28 de julho, na sede da FIRJAN.
Fonte: Sistema FIRJAN