INOVAÇÕES TÊXTEIS JÁ APARECEM EM VEÍCULOS APRESENTADOS AO MERCADO
Durante o evento, as marcas Peugeot e Citroën apresentaram novidades em carros, que contam com tecnologia têxtil 100% brasileira nas montagens. Por exemplo, a Citroën levou ao Salão o modelo “AIRCROSS Lunar”, com bancos revestidos em tecido de roupa de mergulho (neoprene) preto com detalhes em cinza. Os zíperes, adesivos e linhas fosforescentes favorecem o sistema de iluminação com LEDs por trás do tecido aplicada nos encostos do bancos dianteiros.
No “C4 Lounge Sport White”, os bancos são feitos com um tipo de couro que possui a mesma textura usada na fabricação de bolsas femininas. O acabamento é bicolor em preto e cinza claro, complementado pelas aplicações com textura de fibra de carbono em detalhes das portas e painel.
O mundo da moda se une à tecnologia automobilística criam o “C3 Parisian Vintage”, que conta com a aplicação do tecido com padronagem “pied-de-poule” nas rodas 17’’ Hobart (em somente um gomo de cada), capas dos retrovisores, maçanetas e teto. Outro elemento diferenciado é a bolsa exclusiva confeccionada nos mesmos materiais do interior do modelo e que acompanha o conceito.
Nos veículos da Peugeot o uso de matérias-primas mais sustentáveis se destaca, como no modelo “208 Natural” que possui bancos em couro bovino natural com taninos vegetais e aplicações decorativas em couro de Pirarucu de manejo sustentável – também aplicado no painel de instrumentos e nos apoios de braços das portas. Além disso, o lançamento ainda conta com kit de bancos em feltro, tapete do porta-malas produzido com laminado de pneus reciclados e outros tapetes personalizados produzidos em material que mistura silicone e cortiça, couro bovino natural e laminado de bambu tingido.
Na intenção de unir esportes e automobilismo, a empresa também apresentou o “208 Quiksilver”, no qual os encostos dos bancos recebem etiquetas em tecido com um bordado exclusivo da marca de surf. Além disso, o conjunto de tapetes recebeu também tratamento exclusivo com o nome da grife.
Por último, o “208 Urb” traz como diferencial acessórios e acabamento com design decorativo como assentos com detalhes na tonalidade vinho e a costura com o fio também na cor do veículo. No piso, o conjunto de tapetes exclusivos, com o gráfico “Urb” bordado na mesma cor.
Fabien Darche, Gerente de Estilo de Cores e Materiais America Latina da Peugeot e da Citroën, explica como esses novos têxteis reforçam a ambientação do veículo e contribuem ao bem-estar do usuário trazendo mais personalidade, interação com o usuário, conforto e praticidade. Em outras palavras, eles participam ativamente a ilustrar um futuro automotivo próximo”, destaca.
Fonte: ABIT