SEBRAE/RJ LANÇA PORTAL DE INTELIGÊNCIA SETORIAL QUE OFERECE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM APOIO À TOMADA DE DECISÃO
Segundo o diretor de desenvolvimento do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, o programa atenderá a carência de informações estratégicas, problema comum entre os empresários de micro e pequenas empresas. “Havia uma lacuna no nosso sistema para filtrar informações relevantes e gerar conhecimento. Com a implantação desse programa teremos maior pró-atividade do Sebrae, que alimentará as empresas e os setores com informações de cunho estratégico que permitam melhor planejamento e resultados mais efetivos. Será, realmente, um grande diferencial competitivo.”
O sistema, segundo Cezar Vasquez, diretor superintendente do Sebrae/RJ, amplia as formas de atuação da entidade no estado. “Essa é uma nova frente de trabalho. Além do atendimento e de organização do protagonismo empresarial em diferentes setores, o Sebrae será um viabilizador de sistemas de informação setorial para que os empresários possam se posicionar melhor nos seus ou em outros mercados que visam atuar.”
Luiz Alberto Ferla, presidente do DOT digital group e CEO da Knowtec, empresa desenvolvedora da tecnologia do sistema e responsável pelos produtos de inteligência, ressaltou a importância da implementação do programa no estado. “Trazer esse projeto para o Rio tem um grande diferencial para nós, não só pela pujança da economia do estado, mas principalmente pelo desafio dos setores estratégicos que aqui atuam e a importância deles para a economia local e nacional”.
Cerca de 200 pessoas, em sua maior parte empresários que participaram dos workshops para levantamento das demandas setoriais, participaram do lançamento do portal. A empresária do ramo de turismo, Renata Benavente, dona de um camping em Lumiar, distrito do munícipio de Nova Fribugo, na Região Serrana do Rio, acredita que o programa vai ajudar o setor a reconquistar o mercado. “Depois da tragédia das chuvas, o turismo na região perdeu um pouco a força. Precisamos conhecer bem o mercado, apresentar diferenciais e atender melhor o turista para que ele volte e divulgue nossa região. Hoje temos cada vez um público mais exigente”.
Segundo a diretora da AjoRio (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro), Angela Andrade, a grande dificuldade do empresário é saber onde procurar informação de qualidade. “Somos constantemente bombardeados com muita informação, mas o que realmente interessa? Esse filtro é muito importante”, afirma.
A Knowtec é uma empresa especializada em Inteligência Competitiva (IC), Gestão do Conhecimento e Inovação, que venceu uma concorrência nacional para prestação de serviços ao Sebrae/RJ. Sua sede é em Santa Catarina, onde já atua com o Sebrae local. Com o Sebrae Nacional tem atuado no monitoramento das informações estratégicas das 14 cidades sedes da Copa do Mundo.
O portal – Por meio do portal, os empresários terão acesso a boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes para seus setores, relatórios de tendências e cases de sucesso. O ambiente contará com dicas sobre como usar, na prática, as informações estratégicas para melhorar a gestão e a competitividade do empreendimento.
Um canal de interatividade permitirá aos empresários a avaliação dos conteúdos e solicitação de novos temas a serem monitorados. O portal foi estruturado de forma objetiva, para facilitar a consulta e utilização das informações e conteúdos, que também podem ser acessados por meio de plataformas móveis, como smartphones e tablets.
Os chamados mapas de informações estratégicas – que reúnem diversos tópicos e temas de forma relacionada e conectada, específicos para cada setor – foram construídos de forma colaborativa, a partir da demanda dos empresários, representantes de entidades, associações, sindicatos e instituições parceiras do Sebrae/RJ, que participaram de workshops setoriais, durante a fase de planejamento do projeto.
Em nove encontros foram elencados os principais temas a serem monitorados de forma sistemática e contínua, onde foram organizados, contextualizados e analisados, para originarem os produtos de apoio à tomada de decisão pelos empresários (boletins, relatórios e alertas, por exemplo).
Os produtos de inteligência:
Mapa de Informações Estratégicas – mapeamento das necessidades de cada setor a partir de temas sugeridos pelos empresários e entidades. Todos os tópicos e temas são organizados e conectados. Esse produto é atualizado periodicamente e adaptado às novas demandas.
Boletim de Tendência – Apresenta análises preditivas sobre os temas e tópicos encontrados no Mapa de Informações Estratégicas de cada setor monitorado pelo programa. São utilizados métodos de análise estratégica para identificar tendências e oportunidades de mercado.
Alertas – disparo instantâneo de notícias consideradas de grande impacto e que possam gerar novas oportunidades de mercado ou alertar possíveis ameaças. O conteúdo é enviado via SMS e e-mail apenas para usuários que, no momento do cadastro, optarem por receber esse produto.
Notícias de Impacto – seleção de notícias relevantes e de demandas específicas dos setores e seus segmentos, de acordo com os temas e tópicos propostos no Mapa de Informações Estratégicas. As notícias são monitoradas diariamente em mídias nacionais e internacionais.
Relatórios de inteligência – são de dois tipos: o mensal e o trimestral. No mensal são feitas análises aprofundadas sobre os temas apresentados no Mapa de Informações Estratégicas. O trimestral oferece retrospectiva das publicações durante esse período.
Fonte: Assessoria de Comunicação – IAA Comunicação e Eventos